TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Francesa e Americana

Seminário: Revolução Francesa e Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Seminário  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

universal de libertação dos povos.

A Revolução Francesa e Americana são movimentos políticos muito próximos, porém tem suas diferenças nas quais fazem com que cada revolução tenha em seu contexto um aspecto de regimes em meio a usurpação do poder monárquico para uma transformação junto a sociedade .

Onde lutam contra uma sociedade monárquica e hierárquica onde tinham em seus valores da nobreza, da hereditariedade e da organização corporativa um regime republicano da liberdade, tendo, seus maiores inspiradores intelectuais ingleses como:John Locke, Montesquieu, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau.

Nesse texto vemos por um lado a Revolução Americana que traz uma restauração da antiga franquia referente aos tradicionais direitos da cidadania junto ao poder monárquico, enquanto a Revolução Francesa luta por sua independência junto a coroa britânica,é nessa revolução que podemos observar a luta pela libertação dos povos.

Através da Revolução Americana em 1776 e a Revolução Francesa em 1789 que podemos perceber cada tentativa de mudança perante as condições de vida da sociedade, pois após mais de 20 anos de guerras e revoluções quase interruptas onde os velhos regimes vitoriosos enfrentaram os problemas do estabelecimento e da preservação da paz, que foram particularmente difíceis e perigosos, e que os escombros das duas décadas tinham que ser varridos e a pilhagem territorial redistribuída. E, além do mais, era evidente para todos os estadistas inteligentes que não se toleraria daí por diante outra guerra de grandes proporções na Europa, pois este tipo de guerra quase que certamente significaria uma nova revolução e a consequente destruição dos velhos regimes.

Através dessa revolução podemos verificar que surgiram as declarações que foram resultadas dos históricos particulares dos Estados Unidos e da França e com isso podemos observar que há uma divergência entre as duas declarações nos quais fazem com que cada declaração tenha em seu conceito métodos diferentes para que assim os direitos humanos viessem ser cumpridos.

Por um lado a declaração criada em 1795 tem em seu conceito uma arrogância do burguês no qual é sedento de liberdade, já a outra declaração criada em 1793 mostra a preocupação com os aspectos sociais e nessa declaração que induz uma rebelião contra o governo onde traz em seu artigo que. "A insurreição é para o povo", diz o artigo, "o mais sagrado dos direitos e o mais indispensável dos deveres".

E através de cada aspecto revolucionário que podemos observar esse marco de transformações que geraram as declarações para que pudessem estabelecer meios de garantia de direitos junto a sociedade cada uma de sua forma podendo tanto ajudar ao cidadão quanto ao povo da burguesia, porém cada classe era garantida por normas e leis junto as colônia mais que no entanto tinham em seu processo revolucionário a libertação dos povos em sua missão universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com