TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre a Revolução Americana e a Revolução Francesa

Artigo: Diferenças entre a Revolução Americana e a Revolução Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

Sociologia

Etapa 2

Passo 1

Diferenças entre a Revolução Americana e a Revolução Francesa

A Revolução Americana (1775-1783) e a Francesa (1789-1799) tiveram muitas similaridades. Ambas foram motivadas pelo desejo de criar uma constituição que proclamasse direitos humanos inalienáveis e começaram devido a impostos injustos.

Revolução Americana

Revolução Americana - Parte da grande revolução que mudou os destinos da civilização ocidental no final do século XVIII, a guerra da independência dos Estados Unidos (revolução americana) abriu uma nova era na história da humanidade. E o país surgido desse movimento libertário tornou-se modelo e inspiração para as colônias ibero-americanas em seu desejo de emancipação das potências colonizadoras.

Revolução Americana (1775)

A Revolução Americana de 1776 foi a primeira grande rebelião do mundo colonial contra uma metrópole, no caso o reino da Grã-Bretanha. Uma série de incidentes crescentemente violentos foram colocando os colonos ingleses na América do Norte contra a sua terra natal. A repressão ordenada pelos ministros do Rei George III de nada adiantou. Os colonos mostraram-se cada vez mais decididos a conseguirem a sua independência total. Então se deram as primeiras batalhas. Revolução iniciadora de um ciclo de rebeldias e insurgências que — nas Américas somente se encerraria cinquenta anos depois, quando nos altiplanos peruanos, em 1824, os espanhóis foram definitivamente batidos em Ayacucho pelos chefes “criollos” sul-americanos.

Estratificação social

Igualdade social não era a preocupação principal da revolução Americana. A escravidão foi abolida mas isso não influenciou drasticamente a estratificação social da sociedade americana. Na França, a estrutura social era formada por três classes tradicionais: clero, nobreza e os demais. A revolução transformou todos eles. O fim dos privilégios baseados na origem social era o principal objetivo da revolução Francesa.

Revolução Francesa

Revolução Francesa - ocorreu em 1789, sob a influência da revolução norte-americana, isto é, a revolta das treze colônias inglesas da Costa Leste da América do Norte contra sua metrópole, entre 1776 e 1783. Ela deu origem aos Estados Unidos de hoje. Diferentemente da revolta, a revolução muda o curso da história em um país.

Revolução Inglesa - Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa: antecipou em 150 anos a Revolução Francesa. A Revolução francesa teve seu início em 1789, uma revolução política onde foi destruído o absolutismo e consolidado a hegemonia da burguesia. A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com