TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rito da Dedicação de Paroquia

Por:   •  15/5/2015  •  Seminário  •  7.289 Palavras (30 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

MISSA SOLENE DE DEDICAÇÃO

[pic 2]

RITOS DE DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ

DA RESSURREIÇÃO

RITOS INICIAIS

 

COMENTARISTA: Caríssimos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a esta Solenidade de dedicação da Igreja Matriz da Ressurreição. A Igreja desde que construída como edifício destinado unicamente e que de modo estável a reunir o povo de Deus e celebra a liturgia na medida em que é o Corpo de Cristo. É toda a comunidade, o Corpo de Cristo unido à sua Cabeça, que celebra. E o Corpo de Cristo é formado por todos nós, os batizados, dado que fomos batizados num único Espírito para formar senão um corpo. Hoje nos alegramos e somos felizes vendo o que está acontecendo diante de nossos olhos: a Consagração de Nossa Igreja destinada ao Culto Divino. Participemos com fé deste momento.

CANTO DE ENTRADA

No Presbitério da Igreja a ser dedicada o bispo inicia com a saudação Inicial

BISPO: A graça e a paz na Santa Igreja de Deus estejam convosco.

O povo responde:

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

O bispo fala ao povo com essas palavras:

BISPO: Com grande alegria estamos aqui reunidos, meus irmãos e minhas irmãs, com o intuito de dedicar esta igreja pela celebração do sacrifício do Senhor. Participemos destes ritos sagrados com todo o fervor, ouvindo com fé a palavra de Deus, para que a nossa comunidade renascida da mesma fonte batismal e alimentada na mesa comum, prospere e forme um templo espiritual; e reunido em torno deste altar, cresça sempre mais no amor de Deus.

CANTO:         Que alegria quando ouvi que me disseram vamos a casa do Senhor.

                    Salmo 121 (122)

Um membro da comunidade que se dedicou a construção lê o documento de entrega do templo

LEITURA DO DOCUMENTO

[pic 3]

                                                                                                                                                                                      PARÓQUIA DA RESSURREIÇÃO

[pic 4]

BÊNÇÃO DA ÁGUA E ASPERSÃO

 

COMENTARISTA: Em todas as religiões e culturas, a água tem uma força de purificação e renovação. A água é uma imagem de fecundidade espiritual. Ela nos lembra que fomos lavados no Batismo e fomos totalmente purificados. A aspersão tende a mostrar que fazemos parte do povo de Deus e nos comprometemos ainda mais com a Igreja e com nossos irmãos. Recordar o nosso Batismo significa que fomos regenerados. Por isso, neste momento seremos aspergidos, bem como o templo do qual fazemos parte.

Após o comentário o Bispo prossegue:

BISPO: Estamos aqui, meus irmãos e minhas irmãs, para dedicar solenemente este templo. Peçamos com fervor ao Senhor nosso Deus que faça descer sua bênção sobre esta água, criatura sua. Com ela nós aspergiremos em sinal de penitência e em memória o batismo, e purificaremos as paredes da nova igreja e do novo altar. O Senhor venha em nosso auxílio com sua graça e nos faça dóceis ao Espírito que recebemos e sempre fiéis em sua Igreja.

O bispo prossegue:

BISPO: Ó Deus, por vós toda criatura chega à luz da vida; mostrais tanto amor pelo ser humano que, não apenas o sustentais com paterna solicitude, mas ainda apagais os seus pecados com o orvalho da caridade e incansavelmente, o reconduzis a Cristo. Por desígnio da Sua misericórdia decidistes que os pecadores, mergulhados na fonte sagrada e mortos com Cristo, ressurgissem purificados de toda culpa e se tornassem seus membros e co-herdeiros dos bens eternos.

Todos rezam em silêncio por algum tempo. Em seguida o Bispo prossegue:

BISPO: Por Vossa benção, santificai esta água, vossa criatura. Aspergida sobre nós e as paredes desta igreja, seja lembrança de nosso batismo, pelo qual, lavados em Cristo, nos tornamos templo o vosso Espírito. Concedei-nos a nós e a todos os irmãos e irmãs que aqui celebrarem os divinos mistérios, chegar à Jerusalém celeste. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS: Amém.

[pic 5]

MISSA SOLENE DE DEDICAÇÃO E BÊNÇÃO

[pic 6]

O Bispo acompanhado pelos diáconos, asperge o povo e as paredes, percorrendo toda a Igreja e, em volta do presbitério, asperge o altar. Enquanto isso, canta-se o canto de aspersão.

CANTO DE ASPERSÃO

Depois da aspersão do altar, o bispo volta à cadeira e terminado o canto diz:

BISPO: Deus, o Pai das Misericórdias, esteja presente nesta casa de oração, e a graça do Espírito Santo purifique o templo de sua morada que somos nós.

TODOS: Amém.

GLÓRIA

Glória a Deus nas alturas,

e paz na terra aos homens por Ele amados

Senhor Deus, Rei dos céus,

Deus Pai Todo-Poderoso:

nós vos louvamos,

nós vos bendizemos,

nós vos adoramos,

nós vos glorificamos,

nós vos damos graças

por vossa imensa glória.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,

Senhor Deus, Cordeiro de Deus,

Filho de Deus Pai.

Vós que tirais o pecado do mundo,

tende piedade de nós;

Vós que tirais o pecado do mundo,

acolhei a nossa súplica;

Vós que estais à direita do Pai,

tende piedade de nós.

Só vós sois o Santo;

só vós, o Senhor;

Só vós o Altíssimo,

Jesus Cristo;

com o Espírito Santo,

na glória de Deus Pai.

Amém!

ORAÇÃO DO DIA

BISPO: Oremos: Deus eterno e todo-poderoso, inundai este lugar com vossa graça, e, a todos os que vos invocam, prestai vosso socorro; aqui o poder de vossa palavra e de vossos sacramentos confirme o coração de todos os fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com