TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rompimento da Barragem de Mariana

Por:   •  21/3/2016  •  Dissertação  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 3

        5 de Novembro de 2015. As barragens de rejeitos industriais rompem-se em Mariana, Minas Gerais, provocando o maior desastre ambiental da história do estado. Para entender melhor esse desastre, é preciso entender o que é uma barragem de rejeitos o impacto ambiental que pode ser causado em caso rompimento.

        As barragens de rejeitos são estruturas construídas para armazenar os materiais resultantes da escavação de minérios. Os rejeitos contidos nessas barragens costumam ser tóxicos para o meio ambiente. Apesar da legislação, conhecimento e tecnologia disponíveis, barragens de rejeitos continuam rompendo e causando prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Uma razão para isso estar ocorrendo com tanta frequência é que as barragens não são operadas de acordo com os critérios adequados para o projeto, construção e operação.

        As características dos rejeitos variam de acordo com o tipo de mineral e de seu tratamento em planta. Podem ser finos, compostos de siltes e argilas, depositados sob forma de lama, ou formados por materiais não plásticos. No caso das barragens da Samarco, continham lama resultante da produção de minério de ferro. Segundo um representante da empresa, o rejeito é composto em sua maior parte, por areia e não apresenta quaisquer elementos químicos danosos à saúde. Porém, o diretor geral do serviço autônomo de água e esgoto de Minas Gerais, Omir Quintino, disse que a água coletada para análise apresentou alto índice de ferro, o que inviabiliza o tratamento, além de grande quantidade de mercúrio, que é extremamente tóxico.

        Estima-se que 62 milhões de m³ de rejeitos foram vazados, que atingiu uma extensão de 80 quilômetros do leito d'água na região. Uma das consequèncias é o assoreamento, ou seja, o acúmulo de sedimentos na calha do rio, causando impactos socioeconômicos e ambientais. Conforme o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), houve alterações nos padrões de qualidade da água. Um dos impactos é a morte de animais, terrestres e aquáticos.

        Um relatório divulgado pelo governo de Minas Gerais concluiu que os prejuízos provocados pelo rompimento da barragem em Mariana somam R$1,2 bilhão. O levantamento contabilizou danos materiais, ambientais, econômicos e humanos causados pela lama. Porém, somente a indenização não será suficiente já que pesquisadores apontam que os danos ao meio ambiente naquela região podem ser permanentes.

BIBLIOGRAFIA

ESPÓSITO, Terezinha de Jesus; DUARTE, Anderson Pires. Classificação de barragens de contenção de rejeitos de mineração e de resíduos industriais em relação a fatores de risco. Disponível em: <>. Acesso em: 07 mar. 2016.

O QUE É UMA BARRAGEM DE CONTEÇÃO DE REJEITOS. Disponível em: <http://ineam.com.br/o-que-e-uma-barragem-de-contencao-de-rejeitos/>. Acesso em: 07 mar. 2016.

BATISTA, Henrique Gomes. Brasil tem 520 barragens de rejeitos minerais e industriais: Cataguases viveu polêmica solução de ‘contaminação controlada’. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/brasil-tem-520-barragens-de-rejeitos-minerais-industriais-7989271>. Acesso em: 07 mar. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com