TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rota Sintética

Ensaios: Rota Sintética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS

Curso: Engenharia Química

Componente Curricular: Química Orgânica II

Período: 4º Ano/Semestre: 2014/2

Professor: Luciano Luiz Silva

Acadêmico(a): Francieli Schneider

Trabalho Rotas sintéticas

Chapecó, SC

Antibiótico cloranfenicol

Dentro da classe de antibióticos o Cloranfenicol (7) é um fármaco que merece destaque, pois foi o primeiro antibiótico ativo de via oral e o primeiro fármaco com centros (i.e. carbonos) assimétricos a ser produzido por rota sintética no ano de 1947.Da mesmo modo que a penicilina o cloranfenicol inicialmente era produzido através de fermentação por Streptomyces Venezuela. O cloranfenicol possui dois centros quirais, consequentemente 4 isômeros, o isômero treo (R,R) apresenta atividade antibiótica.

Hoje em dia seu uso é restrito ao tratamento do tifo e infecções crônicas em que outros antibióticos se mostram insensíveis pelo fato de sua toxicidez sobre a medula óssea e também por causar discrasias sanguíneas. No Brasil utiliza-se o cloranfenicol sob a forma de colírio para o tratamento de infecções oculares leves.

A síntese do cloranfenicol(7) começa uma reação de condensação aldólica[1] do benzaldeído (1) e 2-nitroetanol, para obter uma mistura dos quatro diastereoisômeros do nitropropenodiol (2). A mistura diastereoisomérica é submetida a redução, levando aos respectivos derivados aminodióis (3). O isômero treo é separado por cristalização[2] para fornecer o intermediário (3). O intermediário (3) é submetido a reação de acilação[3] com cloreto de dicloroacetila, para fornecer o composto triacetilado que, submetido a reação de saponoficação produz o intermediário (4). O intermediário (4) é novamente acetilado na presença de anidrido acético, para gerar o composto (5). O composto (5) é nitrado sob condições de ácido nítrico e ácido sulfúrico resultando no composto (6). O composto nitrado (6) é submetido a condições de saponificação[4], convertendo-se no cloranfenicol (7).

[1] A condensação aldólica é uma reação química que envolve um íon enolato de um composto carbonílico com outra molécula de composto carbonílico.

Neste grupo funcional pode ocorrer a reação em três regiões:

- no oxigênio ligado ao carbono carbonílico: por possuir dois pares de elétrons não partilhados pode sofrer ataque de um eletrófilo.

- no carbono carbonílico: pode sofrer adição nucleofílica devido a sua eletrofilia.

- no carbono alfa: por estar diretamente ligado ao carbono carbonílico e a um átomo de hidrogênio, pode participar em um equilíbrio ceto-enólico, do qual resulta um íon enol ou enolato.

Em uma reação a cetona é enolizável e por isso ela forma o íon enolato. Já a adição aldólica do íon enolato ocorre preferencialmente no carbono carbonílico do aldeído, pois este está mais desimpedido estericamente por ser um grupo terminal e porque nele não ocorre estabilização por dispersão eletrônica, já que este não está rodeado por dois grupos metil como nas cetonas.

[2]A Cristalização é uma operação de separação onde, partindo de uma mistura líquida (solução ou sólido fundido-magma) se obtêm cristais de um dos componentes da mistura, com 100% de pureza. Na cristalização criam-se as condições termodinâmicas

[3] As reações de acilação de Friedel-Crafts são reações orgânicas de substituição, em que um hidrogênio ligado a um anel aromático é trocado por um grupo acila(c=o).

[4] Também denominada hidrólise alcalina, a reação de saponificação é um tipo de reação química que ocorre entre um éster e uma base inorgânica ou um sal básico, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool.

Referências:

• http://bdm.unb.br/bitstream/10483/4095/2/2011_RicardoOliveiraMonteiroLopes.pdf

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Condensa%C3%A7%C3%A3o_ald%C3%B3lica

• http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=159

• http://www.brasilescola.com/quimica/reacao-acilacao.htm

• http://www.infoescola.com/quimica/reacao-de-saponificacao/

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »