TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações Empreendedoras no Setor Varejista

Por:   •  8/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.865 Palavras (28 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO

SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DE PESQUISA

Andressa Turko

Guilherme Luís Fedacz

Tiago Gonçalves Marochi

Inovações no empreendedorismo no setor varejista de Irati

Orientador: Prof. Antônio João Hocayen da Silva

IRATI – PARANÁ

DEZEMBRO – 2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 JUSTIFICATIVA        4

3. PROBLEMA DE PESQUISA        5

4 OBJETIVOS        6

4.1 OBJETIVO GERAL        6

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5.1 CONCEITO DE EMPREENDEDOR E EMPREENDEDORISMO        7

5.2 CONCEITO DE INOVAÇÕES EMPREENDEDORAS        9

5.3 PERFIL DO EMPREENDEDOR        10

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        15

7 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        19

7.1 INOVAÇÕES NA EMPRESA NOS ULTIMOS CINCO ANOS        19

7.2 MOTIVOS DAS INOVAÇÕES        20

7.3 RESULTADOS DAS INOVAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA        21

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24


1 INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é um fenômeno “recente”, apesar de existir a muito tempo, pois foi “descoberto” há poucos séculos atrás. A palavra empreendedorismo deriva de entrepreneurship, que em tradução livre significa basicamente iniciativa e inovação (DOLABELA, 1999).

A inovação é algo necessário para a sobrevivência da economia, por isso é muito importante a existência de empreendedores em cidades, estados e até em pequenas comunidades. Inovar não é apenas criar algo qualquer, é criar algo útil para quem irá utilizar da inovação e que gere resultados positivos não apenas para o empreendedor mais para todos.

A presente pesquisa abordou as inovações empreendedoras que ocorreram durante cinco anos em uma empresa do setor varejista na cidade de Irati, o que a mesma fez para mudar o jeito de funcionar e em que isso ajudou aos clientes e aos próprios funcionários. Para inovar nesse setor é preciso estar sempre de olho no que há de mais novo no mercado e principalmente no consumidor, que é o “protagonista” desse empreendimento.

O perfil do empreendedor, assunto também debatido nesse artigo, é ainda muito discutido entre pesquisadores. Será que existe um perfil certo para ser um empreendedor e todos eles são iguais?

Os empreendedores não são todos iguais, mas apresentam características similares entre eles. Segundo Chiavenato (2007), eles têm três características básicas: Necessidade de realização; disposição para assumir riscos; autoconfiança, porém não podemos afirmar que todos que possuem essas características são empreendedores.

O estudo será feito em apenas uma empresa que será escolhida aleatoriamente e, por esse motivo, não se pode generalizar o resultado obtido. O objetivo é apenas o conhecimento desse fenômeno e não obtenção de soluções práticas para o que acontece. A escolha da cidade levou em conta a opção mais adequada para os acadêmicos que realizaram a pesquisa.

A ordem dessa investigação será: primeiramente, aprofundarmos no fenômeno a ser estudado com pesquisas em livros e artigos já publicados sobre o assunto. Após isso, sairemos a campo aplicar entrevista onde for mais conveniente. Depois analisaremos o resultado obtido e então descreveremos um relatório final sobre a pesquisa.


2 JUSTIFICATIVA

A decisão pelo tema partiu da necessidade de conhecimento relacionada às inovações dentro do empreendedorismo, dentro de empresas, enquanto a escolha pelo setor varejista se deu pela facilidade de acesso ao campo de pesquisa.

Através deste projeto de pesquisa, pretendemos relacionar as questões teóricas com sua função na prática, tendo o intuito de questionar seus pontos funcionais e não funcionais, analisando os métodos utilizados dentro do setor de varejo, para abrir portas à comparação quando houver o desenvolvimento de próximas pesquisas relacionadas à inovação dentro do empreendedorismo, nesse ou em outro setor, para a verificação de melhores métodos em projetos futuros.

Buscamos contribuir com a administração, analisando suas teorias relacionadas ao tema pesquisado no projeto, juntamente às inovações ocorridas no negócio escolhido, suas aplicações práticas, como ocorrem, quais realmente são necessárias, quais são aplicadas, como funcionam, como foram colocadas em prática, quais os motivos levaram a ela, em que momento se tornaram necessidade ao negócio, quais resultados já atingidos a partir delas e os objetivos pretendidos a partir delas. Também poderemos comparar as opiniões de diferentes autores da área da administração, comentá-las e analisa-las, tanto nos textos teóricos, quanto no momento de pesquisa de campo, gerando a possibilidade do surgimento de novas teorias e questionamentos a cerca do tema.

Pretendemos, por meio deste projeto de pesquisa, conhecer teorias da administração existentes no empreendedorismo, tendo enfoque nas inovações, entender suas funcionalidades acadêmicas, analisar seus desempenhos na prática e contribuir para a administração com os resultados obtidos.


3. PROBLEMA DE PESQUISA

O empreendedorismo, o empreendedor e as suas características são um dos assuntos mais discutidos e estudados na atualidade. Cada vez mais, pesquisas mostram que você ser um empreendedor é algo indispensável, não apenas para conseguir um emprego, mas também para suas realizações próprias.

Pensando nisso, esse tema foi escolhido para o presente estudo, porém foi escolhido entrar mais a fundo na questão da inovação empreendedora e seus resultados em uma empresa do setor varejista na cidade de Irati. “A inovação é o instrumento específico do espírito empreendedor” (DRUCKER, 2011, p. 39).

Procuraremos saber o que e como essas inovações ocorreram, o quanto elas ajudaram tanto a empresa, quanto seus clientes e funcionários. Para isso entrevistamos pessoas que conheçam bem essa empresa, podendo ser o dono, administrador, gerente, ou até mesmo funcionários de longa data.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (303.8 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com