TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa no setor varejista de alimentos

Relatório de pesquisa: Empresa no setor varejista de alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 11

1. Perfil da empresa

Uma empresa do setor varejista de alimentos (Hoterdan – Hipermercados), com o objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, situada no interior de São Paulo-SP. Contratou uma empresa de consultoria em gestão administrativa, para saber o motivo dos lucros estarem caindo a quatro trimestres consecutivos. Mesmo com as vendas em alta.

Desde á presidência ao setor de operações, concluiu-se que haveria á necessidade de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerenciais. Foi analisada no relatório da consultoria divergências política entre departamentos, devidos as competências técnicas em ambas às hierarquias tanto os níveis superiores como inferiores. Foi analisada também a falta de um programa para capacitação profissional e motivação dos colaboradores da empresa. Destacou também uma a definição de uma nova estrutura organizacional, para a reestruturação da empresa como uma rede de hipermercados, condizente com o seu projeto de expansão econômica em todo o estado de São Paulo.

Esta rede de supermercados é uma empresa regional que cresceu durante duas décadas e detém 70% do mercado em sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, onde se transformou em “Hipermercado”. Porem a diretoria executiva compreendeu, a partir do resultado da consultoria que a profissionalização é primordial. Mas para isto foi preciso abrir um processo seletivo e contratar um

novo diretor administrativo, para desenvolver a modelagem da estrutura: capacitação, desenvolvimento de competências gerenciais nos níveis operacional, médio e estratégico.

PASSO 01

1.1 A estrutura da empresa e suas características funcionais:

Figura 1- estrutura funcional da Hoterdan – Hipermercados.

Fonte: elaborada pelo autor.

Tabela 1- Estrutura funcional por produtos da Hoterdan – Hipermercados.

ESTRUTURA FUNCIONAL HOTERDAN - HIPERMERCADOS

TOTAL

PRESIDÊNCIA

1

DIRETORIAS

FINANCEIRA

COMPRAS

OPERAÇÕES

3

GERÊNCIAS

MERCEARIA

HORTIFRUTICOLA

LINHA BRANCA/MARRON

3

PADARIA

ARMARINHO E TEXTEL

AÇOUGUE E PEIXARIA

4

SEGURANÇA

1

OPERAÇÕES

MERCEARIA (15)

HORTIFRUTICOLA (15)

PADARIA (20)

50

TEXTEL (5)

AÇOUGUE (20)

LINHA BRANCA/MARRON (30)

55

SEOS E MOLHADOS (20)

ARMARINHO (5)

PEIXARIA (15)

40

SEGURANÇA (20)

20

176

.

1.2. Definindo uma nova estrutura organizacional voltada para hipermercados

Princípios básicos para qualquer organização; Divisão do trabalho, Especialização, Hierarquia; (autoridade, responsabilidade e delegação), Amplitude Administrativa. A departamentalização designa uma área, uma divisão ou um segmento distinto de uma empresa sobre o qual um administrador (seja diretor, gerente chefe, supervisor, etc.). Para a empresa Hoterdan - Hipermercado isto é tudo novo, pois ate então tratava se apenas de uma única unidade, mas agora com projetos de expansão de estadual, terá que refazer o desenho departamental da estrutura organizacional. A nova

característica departamental será formada por departamentalização geográfica, em que certas funções (como compras, finanças e recursos humanos) possam permanecer centralizadas na matriz. As demais funções foram descentralizadas entre as filiais da empresa pela a divisão geográfica.

1.3. Divisão geográfica da expansão da empresa hoterdan – hipermercado

No estado de São Paulo: em cada região existe uma regional administrada por um diretor regional, seguida por varias filiais, administrada por gerentes de filiais.

Figura 2- Divisão geográfica da expansão da empresa Hoterdan – Hipermercado

Hoterdan – Hipermercado

1.4. Níveis Hierárquicos da empresa Hoterdan – Hipermercado depois da expansão estadual.

Níveis hierárquicos significar um conjunto de cargos de uma empresa com o mesmo nível de autoridade.

Na divisão dos níveis hierárquicos, deve-se partir do topo da pirâmide e para no momento que as linhas hierárquicas atingirem o nível das unidades da organização, conforme a imagem abaixo:

Figura 3 – pirâmide da hierarquização da empresa Hoterdan – Hipermercado.

Organização alta

1.5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com