TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Leitura

Ensaios: Roteiro De Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

CULTURA ESCOLAR DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES SOB A REFORMA DE ORESTES GUIMARÃES (1911-1935)

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1

Turma: Pedagogia A

Grupo:

ROTEIRO DE LEITURA

1- Apresentar a referência bibliográfica completa do artigo.

TEIVE, Gladys Mary Teive Ghizoni; PROCHNOW, Denise de Paulo Matias. Cultura escolar dos primeiros grupos escolares catarinenses sob a reforma Orestes Guimarães (1911 – 1935). Congresso brasileiro de História da educação. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, 2008. 12p.

2- Apresentação do autor.

O presente artigo tem como autoras a Dra. Gladys Mary Teive Ghizoni Teive orientadora do artigo, docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da UDESC e, Denise de Paulo Matias Prochnow, mestranda do programa de Pós Graduação em Educação da UDESC.Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PPGE/UDESC, prepararam este documento para nos amparar em um bom aprendizado da matéria de História da Educação, nos mostrando através de citações e documentos de outros escritores como eram as instalações escolares, as culturas e como foi essa mudança após Orestes Guimarães.

3- Objetivo do texto.

O texto tem por objetivo fazer um resumo sobre a cultura escolar efetivada entre 1911 e 1935, alicerçando-se na perspectiva de Dominique Julia

4- A idéia central do artigo.

De acordo com o estudo do texto os principais objetivos são nos mostrar como era a instalação escolar antes da reforma de Orestes Guimarães, as precariedade da época, como as condições pedagógicas, falta de higiene, falta de limitação nos números de matriculas, a superlotação nas salas de aulas e a falta de pessoas habilitadas e capacitadas para dar uma educação de qualidade para as crianças e também mostrar essa nova cultura escolar que estaria por vir .

As autoras nos passaram a idéia central de uma forma muito vasta, do surgimento de uma nova cultura escolar. Onde as escolas passariam a ter seu próprio espaço, seriam constituídas, com jardins, pátios escolares, quadros negros para melhor aplicação das matérias.

Segundo Teive;Prochnow, (2008, p. 05)

Além de garantir uma maior economia, os edifícios escolares também precisavam obedecer a certas condições higiênicas e pedagógicas. Seguindo o moderno axioma médico-higienista, as salas deveriam ser grandes retangulares, receber bastante luz solar e ter boa ventilação que garantisse ar puro e salubre aos alunos/as. Também deveriam ter um jardim à frente e arborização nos pátios. Em nome do bom gosto e da pureza das formas, as colunas e linhas curvas deveriam ser substituídas por formas retas.

5- Conceitos mais importantes.

Cultura escolar: A cultura escolar refere-se às práticas e modos de transposição didática de diferentes conteúdos, comportamentos e normas sociais relizados na escola.

Grupo escolar: Foi criado para reunir as escolas isoladas em um único local. Visavam criar espaços de educação continuada.

Reforma Pública no Brasil: Quando trouxeram Orestes Guimarães para fazer melhoramentos nas escolas.

6- Principais referências teóricas utilizadas.

Dominique Julia (2001), como suporte ao conceito de cultura escolar.

Gustavo Coronel Richard (1908), como o responsável por proporcionar a realidade pela nova escola.

Orestes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com