TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

(Roteiro) Estudo do Meio – Cataguases

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

(Roteiro) Estudo do Meio – Cataguases

Cataguases é um cidade inovadora e especial, principalmente para década de 40, trazendo representatividades modernistas nas artes plásticas e arquitetônicas. Segundo HARVEY, ser moderno é ser parte de um universo em que, como disse marx, tudo é solido, desmancha no ar.

Anisio Araújo de Medeiros nasceu em Teresina, 13 de outubro de 1922, e morreu no Rio de Janeiro, 26 de março de 2003. Ele foi um diretor de arte, cenógrafo, figurinista e professor brasileiro.

Formou-se em 1948 na Faculdade Nacional de arquitetura da universidade do Brasil (atual universidade federal do Rio de Janeiro). Exerceu a atividade de arquiteto, tendo feitos diversos projetos pelo Brasil. Ganhou em 1956 o premio de viagem ao estrangeiro como desenhista do Salão Nacional de arte moderna, que o levou a morar por dois anos na Europa.

Projetou em Teresina as casa Zenon Rocha em 1952 e David Cotellazzi em 1968, além da sede do Igara Clube. Desenhou em 1947 um painel de azulejos para o conjunto pedregulho no Rio de Janeiro.

Na década de 1950 ele fez em Cataguases o painel "Os pássaros" no educandário Dom Silvério e fez também lá "festa nordestina", na residência Nanzita Gomes, tais obras foram tombadas pelo IPHAN.

Em 1920 a cidade de Cataguases torna-se um Berço do movimento cultural Modernista. E até hoje garda em sua paisagem marcas de um período de suma importância para a construção e valorização da cidade.Cataguases é reconhecida pela sua riqueza cultural, especialmente pelo extenso patrimônio arquitetônico e artístico ligados ao modernismo , sendo considerada por muitos um museu a céu aberto.A cidade conta com vários pontos turísticos, confira alguns dos mais importantes:

Hotel Cataguases (1951) O mobiliário é de Joaquim Tenreiro, o paisagismo do Hotel é de Carlos Perry e, na entrada, um espelho d`água serve como pano de fundo para a escultura “Mulher”, de Jan Zach.

Santuário de Santa Rita de Cássia (1968) O projeto de Edgar Guimarães do Valle traz o arrojo da nave livre, do vão central sem colunas. Na parte frontal externa, “A vida de Santa Rita”, painel de Djanira. Em 1995, o interior da nave rompe com o “branco-silêncio” de suas paredes e ganha o mural “A via Crucis de Jesus Cristo”, assinado por Nanzita.

Praça Rui Barbosa(1957)

A Praça Rui Barbosa, em meados da década de 1950, no centro da cidade, foi totalmente reformulada por um projeto assinado pelo arquiteto Luzimar Natalino de Góes Telles. Os bancos de pastilha, sem encosto, com curvas discretas, o chão de pedrinhas portuguesas com formas geométricas.

Praça José Inácio Peixoto (1956)Na década de 1950, os operários da Companhia Industrial Cataguases manifestaram o desejo de homenagear o industrial José Inácio Peixoto. O arquiteto Francisco Bolonha é chamado para construir um monumento que dê continuidade, no espaço público.

Colégio de Cataguases (1957)Principal obra do arquiteto Oscar Niemeyer em Cataguases, o prédio do Colégio foi encomendado pelo industrial e escritor Francisco Inácio Peixoto. Entre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com