TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Para Elaboração do Plano de Estágio em Serviço Social

Por:   •  3/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

ANEXO I - PLANO DE ESTÁGIO

Roteiro para elaboração do Plano de Estágio em Serviço Social

1 – Identificação

  1. Nome do estagiário: Silvana da silva Alves Maria Curso: EAD Serviço Social, Semestre letivo: 5º Semestre.
  2. Nome da instituição campo de estágio: Associação Maranathá de Mogi das Cruzes, Casa de Maria. Endereço: Estrada das Esmeraldas Nº 530. Bairro: Conjunto Santo Ângelo. Cidade: Mogi das Cruzes. São Paulo.

  Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio:

Acolhimento Institucional para adultos (homens).

O estagiário no primeiro momento irá observar e acompanhar a rotina da instituição  entender sobre a política da pessoa em situação de rua onde será analisado o perfil de cada usuário para melhor compreensão de tratativas do estagiário foi solicitado ao aluno um trabalho de pesquisa sobre APOPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA e a POLITICA DE ASSISTENCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE MOGI DAS CRUZES.

  1. Nome do supervisor de Campo: Elisabete Paixão dos Santos. CRESS nº:48.469 SP.
  2. Nome do Supervisor acadêmico: Ana Rita de Barros Emídio. CRESS nº:53105 SP.

e) Período de realização do estágio: Início 01-04-2019, Término 15-05-2019

f) Dias e horários de estágio: Segunda-feira a sexta-feira das 09:00as 14:00 horas.

g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo.

2 – Justificativa:

A associação maranathá tem como base a inclusão da pessoa em situação de rua objetivando a proteção integral dos usuários e a execução de políticas públicas para este segmento do munícipio de Mogi das cruzes. A política nacional para a inclusão social da população em situação de rua de 2008 e a Resolução 109, de 11 novembro de 2009, busca garantir e implementar ações qualitativas com base na vivencia e na realidade do usuário, sendo estas, de carácter emergencial que faz cumprir o objetivo de acolhe-los resgata-los como sujeitos de direitos, proporcionando a oportunidade de mudanças significativas. Esta população tem crescido exponencialmente em todas as cidades e é facilmente notadas não só em grandes centros urbanos, mais também nos municípios de médio e grande porte, principalmente naqueles localizados na região periféricas aos grandes centros como é o caso do Municípios de Mogi das cruzes, que muitas vezes torna-se mais crescente pela questão geográfica, visto que a cidade possui estação final de trem e próximo á região litorânea.

Segundo dados do instituto brasileiro de Geografia e estática (IBGE) apontam que 1.557.644 pessoas moram nas dez cidades do Alto Tietê. O volume é 11,66% maior do que o identificado durante o Censo 2010, quando a região tinha 1.394.993 moradores. Segue sendo a mais populosa do Alto Tiete: são 433.901habitantes, segundo IBGE e levantamento dos dados registrados no sistema de informatização da rede de serviços da Assistência Social [IRSS]. Nos últimos sete anos, o crescimento populacional foi de 11,89%, São 46.122 novos habitantes no período, mas do que a soma do total de habitantes. Visando discutir estratégias. Identificar os desafios e apresentar recomendação para a formulação de políticas nacionalmente articuladas para esse segmento da população, como refere o MDS. Objetivando a superação da violação de direitos. Pensando da diminuição desta problemática, que vem em resposta a questão social, que faz cidadãos transformar as ruas em seu local de moradia. Assim também, como combater o aumento desta incidência e os variados motivos que levam esta demanda a exclusão social tornando clara a desigualdade social segundo o princípios da Política Nacional para a Inclusão Social da população em Situação de rua.

3 – Objetivos

3.1 –

3.1- Objetivo geral: A Associação Maranathá no que se refere a população seus entes masculina em sitação de rua no Município de Mogi das Cruzes, na sua maioria adultos, cujo os vínculos familiares e ou comunitários são extremamente fragilizados ou rompidos ou situação de desemprego, migração ou ruptura familiar, abandono afetivo de seus entes ou o uso abusivo de substâncias psicoativas, agravam ainda mais o quadro de vulnerabilidade.

O Acolhimento se da através de encaminhamentos que são referências pela rede sócio assistêncial  do município como: CENTRO POP, SEAS, CREAS, CRAS e em casos específicos de demanda espontânea.

No ato do acolhimento na instituição o usuário é recepcionado por um orientador Social, que irá apresentar as regras da instituição e ofertar o leito, banho, troca de roupas e alimentação.

E após sua  acomodação, o usuário passa por atendimento psicossocial onde é dado todas as tratativas, encaminhamentos e intervenções no que compete a instituição.

Quanto à participação do estagiário nessa política é de suma importância para que o mesmo desenvolva um conhecimento crítico quanto ao serviço prestado a essa população, acrescentando assim um a mais n seu desenvolvimento profissional.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

- Possibilitar ao aluno a identificação do espaço de intervenção profissional;

- Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;

- Identificar as políticas sociais implantadas na instituição e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional.

- Relacionar as expressões da questão social no município em que o aluno está inserido.

4 – O aluno

Supervisão de Campo:

5– Supervisão Acadêmica: Dinâmica processual da supervisão acadêmica e sua sistematização (planejamento de dias, horários, se será individual ou grupal).

6 – Avaliação: (As formas de acompanhamento do aluno no campo de estágio devem ser definidas e informadas pelo supervisor de campo).

__________________,_____/_____/___.        

                                

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

ANEXO II A - FICHA DE SUPERVISÃO ACADÊMICA

FICHA DE SUPERVISÃO ACADÊMICA

Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social

Nome do aluno: _______________________________________________

Dia/Mês

Horário

                                  Assuntos Tratados

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (223.1 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com