TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA GESTÃO MODULAR NO PLANEJAMENTO DO PLANO E DO PROJETO SOCIAL

Projeto de pesquisa: AVALIAÇÃO DA GESTÃO MODULAR NO PLANEJAMENTO DO PLANO E DO PROJETO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

AVALIAÇÃO DO MÓDULO GESTÃO EM RH E PLANEJAMENTO DE PROJETOS SOCIAS

1. É correto afirmar que em um projeto social, um diagnóstico deve promover:

a) O levantamento detalhado de dados e informações que possam caracterizar as condições de vida dos potenciais beneficiários da intervenção e a identificação das dinâmicas sócio-políticas, econômicas e culturais que explicam a situação-problema.

b) O levantamento de informações das condições de vida dos beneficiários da intervenção e a identificação das culturas de toda região.

c) A busca de informações geográficas que possam identificar os beneficiários da intervenção.

d) A formulação das condições de vida e dinâmicas sócio-políticas, econômicas e culturais.

2. Cada alternativa abaixo apresenta uma seqüência de perguntas que um projeto social deve responder. Das seqüências apresentadas qual a que apresenta as perguntas que, ao serem respondidas, irão definir os níveis da estratégia da intervenção e que corresponde à primeira coluna do Marco Lógico?

a) Por que o projeto será executado? O que o projeto quer alcançar durante o seu desenvolvimento? Quais os fatores externos importantes para o êxito do projeto? Como se pode/ consegue avaliar o êxito do projeto?

b) Para quê o projeto será executado? O que o projeto quer alcançar durante o seu desenvolvimento? Por que o projeto será executado? Quais os fatores externos importantes para o êxito do projeto?

c) Por que o projeto será executado? Para quê o projeto será executado? O que o projeto quer alcançar durante o seu desenvolvimento? Como o projeto vai obter os resultados?

d) Como o projeto vai obter os resultados? O que o projeto quer alcançar durante o seu desenvolvimento? Quais os fatores externos importantes para o êxito do projeto? Para quê o projeto será executado?

e) Nenhuma das seqüências acima apresenta as perguntas que definem a estratégia da intervenção, portanto, não correspondem à primeira coluna do Marco Lógico.

3. As afirmações abaixo se referem ao objetivo específico ou objetivo do projeto.

I. Apresenta uma transformação social mais ampla para qual o projeto pretende contribuir em longo prazo. Contribuição importante, mas não suficiente.

II. Não pode ser a simples entrega de bens ou serviços, mas o efeito imediato produzido no comportamento do cidadão-beneficiário a partir da utilização dos bens e serviços gerados pelo projeto.

III. É a formulação, em termos positivos, de um problema e se refere a um público específico (a quem atingirá) e a uma localização específica (onde ocorrerá).

IV. Corresponde ao primeiro nível da intervenção em que a equipe responsável pela execução do projeto tem governabilidade, portanto responde diretamente à influência de sua administração.

V. Por ser um resultado hipotético, que depende da utilização dos produtos por parte dos beneficiários, seu alcance, como o do objetivo superior, está além do controle da equipe responsável pela execução.

Com base nos fundamentos conceituais da Matriz do Marco Lógico, em relação ao objetivo específico ou objetivo do projeto podemos afirmar que:

a) Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.

b) Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.

c) Estão corretas apenas as alternativas I, III e IV.

d) Estão corretas apenas as alternativas II, III e V.

e) Estão corretas todas as alternativas.

4. A AVALIAÇÃO é um processo conduzido antes (fala-se de avaliação ex-ante), durante e/ou depois da implementação do projeto ou programa, onde se efetua um juízo sobre seu valor ou mérito considerando: a relevância dos objetivos e estratégias, a eficácia (ou efetividade) no alcance dos objetivos e metas esperados, a eficiência no uso de recursos, o impacto e a sustentabilidade da intervenção. Dessa forma, é correto afirmar que a avaliação trata de:

I. Examinar novamente, com juízo crítico e face às mudanças subseqüentes, a justificação lógica do programa em termos da adequação dos seus objetivos e estratégias (relevância) para superar as limitações identificadas.

II. Comparar a consecução das metas reais com as estabelecidas, identificando as razões de sucesso e insucesso.

III. Verificar a eficiência econômica do programa e dos procedimentos utilizados na execução do programa e da qualidade do desempenho gerencial.

IV. Determinar e traçar a causalidade dos efeitos e impacto do programa.

V. Identificar as lições aprendidas e propor recomendações, de modo a reforçar os acertos e/ou, se necessário, ajustar, reorientar e modificar objetivos, metas, arranjos organizacionais e recursos.

a) Estão corretas apenas as alternativas II, III e IV.

b) Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.

c) Estão corretas apenas as alternativas II, III e V.

d) Estão corretas apenas as alternativas I, II e V.

e) Estão corretas todas as alternativas.

5. Todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:

a) Monitoramento e avaliação são complementares e são consideradas avaliações formativas.

b) Sem o monitoramento, avaliação não pode ser bem realizada.

c) Monitoramento é necessário, mas não é suficiente para a avaliação.

d) Monitoramento facilita a avaliação, mas avaliação utiliza informação adicional de outras fontes.

e) A avaliação de um programa pode levar a mudanças no plano de trabalho do programa. Isto pode significar uma mudança na coleta de informação para efeitos de monitoramento.

6. Para o objetivo específico “Incidência de enfermidades infantis derivadas de impurezas da água reduzidas” qual o melhor indicador?

a) Ao final do segundo ano do projeto, 90%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com