TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruidos Em Ambientes Publicos

Exames: Ruidos Em Ambientes Publicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

1 - Introdução

Ruído é, por definição, um som indesejável. Ele varia em sua composição em termos de freqüência, intensidade e duração. Sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras.

Algumas pesquisas mostram que o ruído constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando sérios problemas como hipertensão arterial, gastrites, úlceras, impotência sexual, fadiga, dores de cabeça, distúrbios, além de outros. Os mais afetados com relação à poluição sonora são os moradores das grandes cidades onde o problema é bem desenvolvido e preocupante.

O limite de tolerância do homem a ruídos contínuos e intermitentes são estabelecidos pelas normas da NBR e legislação Federal e Estadual. Esses limites variam de acordo com o horário e local e são estabelecidos como uma forma de se obter uma melhor qualidade de vida da população em geral.

2 - Objetivo

Nesse trabalho pretende-se determinar o nível de ruído causado pela garagem da empresa de ônibus Expresso Valônia Ltda, localizada na rodovia BR 459 no bairro Nossa Senhora de Fátima da cidade de Itajubá-MG, para avaliar o incômodo proporcionado à comunidade local.

Para fins do estudo, o horário para a coleta dos valores sonoros foi escolhido segundo orientação dos próprios funcionários da empresa. As medições foram realizadas nos dias 26 de maio (quarta-feira) e 5 de junho (sábado) de 2004 entre os horários de 13:35 e 14:22.

A partir dos valores medidos, foram feitos calculos para a determinação dos níveis de intensidade sonora (fundo e fundo mais fonte) os quais estão discriminados abaixo.

3 - Instrumentação

Muitos instrumentos são utilizados para medição de ruído. No nosso trabalho foi utilizado o medidor de nível pressão sonora, conhecido como “decibelímetro”. Para muitos propósitos é necessário medir nível sonoro calculando a media durante um certo tempo para avaliar a exposição ao ruído. Medidores de nível de pressão sonora com integradores podem ser utilizado para este propósito.

Estes instrumentos dependem de um microfone que transforma ondas sonoras em sinais elétricos de forma que instrumentos eletrônicos podem ser empregados para medir algumas características dos sinais ou armazenar os sinais para posterior avaliação.

Os microfones são suscetíveis ao dano e a condição das baterias em um equipamento pode afetar a medição, é essencial que o equipamento seja conferido para assegurar periodicamente que esta operando como o especificado; calibradores acústicos então devem ser utilizados para este propósito.

4 - Metodologia

Para a realização das medidas através de um medidor de pressão sonora foi utilizada a escala A do aparelho, pois é a escala que representa o ouvido humano.

Conhecendo previamente os horários de maior movimentação dos ônibus (de segunda à sexta-feira por volta de 13:30 hr) medimos o ruído da fonte mais o fundo, e no mesmo horário porém num dia onde a movimentação de ônibus é reduzida (fins de semana) medimos o ruído apenas do fundo.

As medidas foram feitas em quatro pontos diferentes distantes um do outro de aproximadamente 3m e 1,5m afastado do muro da garagem (fonte). A altura do aparelho foi de aproximadamente 1,2m do solo.

Foram realizadas 10 medidas para cada ponto num intervalo de dez minuto, lidas de um em um minuto. Medimos também o valor do pico sonoro no minuto seguinte ajustando o aparelho para o modo ‘fast’ o qual nos fornece o maior valor registrado no intervalo estabelecido (um minuto).

Com os dados obtidos foi calculado os valores de NPS total (Nível de Pressão Sonora Total) dispostos na tabela abaixo.

5 - Equipamentos:

Para a realização deste experimento utilizou-se os seguintes equipamentos:

• Medidor de pressão sonora (Decibelímetro),

• Trena,

• Cronômetro.

6 - Legislação e Normas

O controle da poluição sonora é feito com base em normas e leis federais e estaduais que estão listadas a seguir:

• Legislação:

Resolução CONAMA 01/90

Resolução CONAMA02/90

Lei estadual 7302/78

Lei estadual 10100/90

• Normas:

EB/NBR 386

NBR 10151

NBR 10152

Níveis toleráveis de poluição sonora

Os índices de poluição sonora aceitáveis estão determinados de acordo com a zona e horário segundo as normas da ABNT (n.º 10.151). Conforme as zonas os níveis de decibéis máximos permitidos nos períodos diurnos e noturnos são os seguintes.

Área Período Decibéis (dB)

Zona de hospitais Diurno

Noturno 45

40

Zona residencial urbana Diurno

Noturno 55

50

Centro da cidade (negócios, comércio, administração). Diurno

Noturno 65

60

Área predominantemente industrial Diurno

Noturno 70

65

7 - Resultados

Tabela 1: Valores de ruído de fundo (db)

Ponto 1 Ponto 2 Ponto 3 Ponto 4

44,5 39,3 42,6 41,3

39,3 37,7 36 37,3

42,7 48,6 62,1 46,7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com