TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ruídos no Meio Ambiente

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A diferença em dB é apenas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, o volume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB(A)).

A intensidade de um ruído não constitui o único fator que determina a sua perigosidade; a duração da exposição é também muito importante. Para considerar este fator, são empregues níveis médios de som ponderados em função da sua duração.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é o de apresentar, de forma simples e objetiva, o que é o ruído, os efeitos que ele causa no ser humano, as formas de leitura do ruído e todas as suas vertentes relacionadas.

Sabe-se que o ruído é prejudicial á saúde, considerando-se um som que se torna perturbador ao ser humano devido às suas características e intensidade, sendo a sua duração também um fator a ter em conta, pois, o tempo de exposição a um ruído também influencia o risco de perda auditiva, existindo assim valores limite de tolerância para um ruído.

Para medir o nível sonoro existem dois aparelhos de medição, designados de sonômetro e de dosímetro.

Espero que com a leitura deste trabalho, o leitor encontre a informação relativa ao ruído, de forma explícita e perceptível.

Materiais

Equipamentos

Método

Resultados e discussões

Conclusão

Sabe-se que o ruído constitui um grande risco para a saúde do ser humano devido aos seus efeitos no sistema nervoso central e autônomo. Quando o estímulo ultrapassa determinados limites, produz-se surdez e efeitos patológicos em ambos os sistemas. Em níveis baixos, o ruído produz incomodo e dificulta a atenção, a comunicação, a concentração, o descanso e o sono. A repetição destas situações pode ocasionar estados crônicos de nervosismo e stress, o que provoca transtornos psicofísicos, doenças cardiovasculares e alterações do sistema imunitário provocando por vezes a diminuição do rendimento escolar e profissional, os acidentes de trabalho e de automóvel, certas condutas anti-sociais e a o abandono das cidades.

A prevenção e a proteção são um importante fator a considerar devido, ao fato, da surdez ser irreversível e de causar efeitos crônicos graves no ser humano.

Espero assim ter realizado um trabalho, de acordo com o esperado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com