TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Favela

Artigos Científicos: Favela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 3

“A favela surge da necessidade de onde e de como morar”.

As favelas tiveram origem na cidade do Rio de Janeiro em meados do século século XIX.

No Brasil são consideradas como uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas.

os primeiros assentamentos eram chamados de "bairros africanos". Estes eram os lugares onde ex-escravos sem terras e sem opções de trabalho iam morar. Mesmo antes da primeira "favela" passar a existir, os cidadãos pobres eram afastados do centro da cidade e forçado a viver em distantes periferias. No entanto, as favelas mais modernas apareceram na década de 1970 devido ao êxodo rural, quando muitas pessoas deixaram as áreas rurais do Brasil e mudaram-se para as cidades. Sem encontrar um lugar para viver, muitas pessoas acabaram morando nas favelas.2

"A favela surge da necessidade de onde e de como morar. Se não é possível comprar casa pronta ou terreno para auto-construir, tem que buscar uma solução. Para alguns essa solução é a favela".

Favelas são núcleos de habitações rústicas e improvisadas nas áreas urbanas e suburbanas, irregularmente em terreno invadido, sem infra-estrutura, higiene, etc. As definições que se referiam às características das moradias, ditas barracos, estão paulatinamente mudando. A madeira e outros materiais têm sido gradativamente substituídos por "madeirit’ ou blocos. As favelas ocupam as "piores" terras, as que apresentam problemas de enchentes desabamentos, e que deixam seus moradores expostos ao risco de perder seu barraco, quando não a sua vida.

Considera-se que as primeiras favelas surgiram no Rio de Janeiro logo após a guerra de Canudos em São Paulo por volta da Segunda Guerra Mundial. Começam, no entanto, a ser mais visíveis quando se expande o processo de industrialização e urbanização. O surgimento das favelas está diretamente relacionado á migração, consequência da transformação as relações de trabalho no campo, generalizando o emprego de diaristas, que foram obrigados a mudar-se do campo e fixar-se nas periferias das cidades (êxodo rural), da expropriação dos pequenos proprietários rurais – o capitalista engolindo o lavrador -, da escassez de empregos, que resulta em dificuldades financeiras, das pessoas de baixa renda que carecem de algum tipo de assistência, migram das pequenas e médias cidades para as metrópoles, sendo que, mesmo nestas, enfrentam problemas.

As favelas caracterizam-se pela mistura de etnias, costumes, culturas, naturalidades. Seus moradores são discriminados, tachados de "maloqueiros", "delinqüentes" e "traficantes", em outras palavras, pessoas que trazem má influência à sociedade. Esta analogia não está totalmente errada – convém ressaltar que aquelas caricaturas também estão presentes em áreas urbanizadas – todavia, dentre os favelados existem pessoa honestas, dinâmicas, esforçadas que apenas precisam de uma oportunidade, lutam para sobreviver e resgatar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com