TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Surgirão As Favelas

Trabalho Universitário: Como Surgirão As Favelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

COMO SURGIRAM AS FAVELAS?

"A favela surge da necessidade de onde e de como morar. Se não é possível comprar casa pronta ou terreno para auto-construir, tem que buscar uma solução. Para alguns essa solução é a favela".

“Pode-se dizer que as favelas tornaram-se uma marca da capital federal no período da República Velha. O prefeito Candido Barata Ribeiro em 26 de janeiro de 1893 botou abaixo o cortiço Cabeça de Porco que era considerado o maior da cidade. Francisco Pereira Passos, em março de 1904 com a demolição de 641 casas, desalojou quase 3.900 pessoas. Esses projetos de reforma urbana, especialmente segregacionista, deram início a um processo de ocupação e povoamento dos morros da cidade. A primeira favela do Brasil surgiu em 1897 no centro da cidade do Rio de Janeiro para abrigar homens, mulheres e crianças que não faziam parte do projeto progressista dos homens da República.

O Morro da Favela, considerada a primeira favela do Brasil, a partir do ano de 1897 abrigou remanescente dos cortiços do centro do Rio, ex-escravos do Vale do Paraíba e os soldados desamparados da Guerra de Canudos e todos aqueles que jamais seriam retratados na poesia de Olavo Bilac. A favela erigia-se como monumento na região da Central do Brasil em frente a praça da Aclamação (hoje Praça da República), lugar onde os célebres militares marcharam para proclamar a República brasileira em novembro de 1889. Hoje, conhecemos o antigo Morro da Favela como Favela da Providência que ainda pode ser vista atrás da Central do Brasil, entre os bairros do Santo Cristo e da Gamboa.

Com uma rapidez incrível, as favelas foram se desenvolvendo em toda a zona sul, perto dos comércios e ao lado das regiões escolhidas para abrigar a nobreza e a elite. O Morro da Babilônia, entre a Praia Vermelha e a Praia do Leme, começou a ser ocupado em 1907. Dois anos depois apareceram favelas no Morro do Salgueiro, na Tijuca e na Mangueira. Em 1912, as comunidades já estavam instaladas em Copacabana e, logo depois, ocupavam também o Morro dos Cabritos, entre a Lagoa e Copacabana, e o Morro Pasmado, em Botafogo.

Essa propagação das favelas nos bairros mais ricos parecia a única saída possível para a população pobre que precisava morar perto do local de trabalho.

Favelas no Brasil

A primeira favela no Brasil, segundo dados do governo, surgiu no morro da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 1897. O morro da Providência fora ocupado inicialmente pelos soldados da Guerra de Canudos, e que exigiam do governo a casa própria como premiação.

Na época, o governo não tinha verba para a construção de casas autorizando que os soldados construíssem barracos de madeira no local. No mesmo ano, já havia surgido a favela do morro de Santo Antônio, no centro do Rio.

O morro de Santo Antônio fora destruído para construir o aterro do Flamengo, em 1960. Segundo o IBGE, mais de 10 milhões de pessoas vivem em favelas.

Estudos da ONU projetam que até o ano de 2020, haverá 1,4 bilhão de pessoas vivendo em favelas em todo o mundo, sendo 162 milhões na América Latina. Cerca de 52,3 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil.

Grande parte das pessoas que vivem em favelas brasileiras possuem renda média de até 3

salários mínimos. Grande parte das moradias construídas no Brasil, ocorrem de forma precária e em locais vulneráveis à enchentes e falta de saneamento básico.

O Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com