TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Monografias: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS: DISCIPLINA - SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Apresentação da atividade avaliativa da disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. RELATÓRIO ETAPA 1

2. RELATÓRIO ETAPA 2

3. RELATÓRIO ETAPA 3

CONCLUSÃO

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ..

INTRODUÇÃO

Saúde e segurança no trabalho consiste numa disciplina que envolve muitas áreas de especialização, o objetivo do nosso trabalho é mostrar e definir cuidados que devem ser seguidos, dar orientações para à prevenção e a orientar quanto à melhor maneira das empresas terem sucesso ao pôr em prática a segurança no trabalho junto aos seus empregados e sua companhia.

Para que a empresa possa ter resultados positivos em relação a prática destes cuidados, sempre será preciso a união de empregados e empregadores, para isso há programas de saúde e segurança, assim ponderando, conduzindo itens e questões relacionadas a higiene, educação, segurança, engenharia de segurança, medicina do trabalho e não tão menos importante o item ergonomia.

Faremos um relatório contendo itens que as empresas devem levar em consideração e ter atenção antes de abrir seu estabelecimento, mostrando assim a importância e necessidade no que se refere a prevenção da segurança aos seus trabalhadores.

Etapa 1 Passo 3

Conceito de Acidente de Trabalho

Um acidente do trabalho é todo aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, que possa provocar uma ou várias lesões corporais, perturbação funcional, causando ou não morte, perda, redução temporária ou ainda permanente, da capacidade laborativa para o trabalho. Na legislação brasileira, o acidente de trabalho é definido como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores externos e traumáticos , sendo estes, relacionados ao trabalho. O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta para casa e viagens de trabalho. Temos o fato também da doença ocupacional, que é igualada ao acidente de trabalho para todos os efeitos, mas nesse caso, é necessário verificar se a causa é de fato laboral.

Sendo assim, será fundamental a atenção para possíveis riscos de acidentes de trabalho na pizzaria, pois a mesma possui um numero grande de funcionários, onde primeiramente o empregador deverá zelar pela saúde e bem estar da equipe para posteriormente evitar prejuízos ao empreendimento, como processos, indenizações, custas médicas, e outros.

Para evitar desabonos ao restaurante e pizzaria é essencial considerar fatores como: identificar se o local está de acordo com as normas estabelecidas em legislação, cozinha (instalação dos fogões, forno a lenha, exaustão/ventilação, espaço para o número de cozinheiros, instalações elétricas – freezer, geladeira; condições do gás), verificar se possui as saídas de emergências necessárias, sinalizações das saídas de incêndio e nas escadas e os extintores de incêndio necessários, entregas (manutenção das motocicletas, capacetes, vestimenta para dias de chuva e/ou frio), recepção (mesa, cadeira, descanso para pés e punhos), limpeza (luvas,galochas, instrução para a periculosidade das substâncias químicas), salão (condições do piso, espaço para circulação, tipo de bandejas). No que se refere ainda aos brinquedos do Playground, ter cuidado para não brinquedos, móveis com pontas ou quinas que possam machucar as crianças nem deixá-las expostas ao perigo. Sugestão muito importante seria de criar uma equipe de SESMT e CIPA.

Podemos listar os cargos levando em conta do risco maior ao menor, referente ao grau de inclinação aos acidentes de trabalho.

• Cozinheiros (risco direto pois tem contato direto com fornos, fogões e utencílios cortantes);

• Entregadores (que lidam com trânsito e riscos externos que fogem da intervenção direta dos empregadores);

• Lavadores de louças;

• Segurança;

• Funcionários de limpeza (produtos químicos);

• Garçons e garçonetes;

• Manobristas;

• Gerente;

• Telefonista;

• Recepcionista ;

• Monitor para o espaço kids;

• Caixas;

• Sócios;

Quando se refere a acidentes de trabalho seja ele de qualquer tipo , a melhor opção será sempre que sejam tomadas ações e trabalhos direcionados a prevenção e não deixar que se exponham riscos aos empregados e clientes. No caso de restaurante e pizzaria oferecem riscos diretos, pois temos a cozinha, onde há fornos, fogão, botijões. Temos ainda as entregas que são feitas por entregadores, onde estes precisam utilizar o trânsito , e este não está diretamente aos riscos internos e sim externos. Por ser um local público, os demais funcionários estariam apenas expostos a riscos menores mas com importância relacionados a ergonomia.

Etapa 2 Passo 2

Podemos definir o conceito de segurança do trabalho como um conjunto de medidas e ações, que são tomadas visando diminuir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, vindas do ato de laborar, possui a finalidade de proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada um de seus funcionários.

Precisamos definir quem são os funcionários, quais serão susas funções para assim elaborar ou não um plano de ação que seja efetivo para que se possa garantir a segurança de uma forma preventiva e não que seja necessário correção após ter ocorrido fatos por falta dela.

Em uma pizzaria e restaurante podemos citar alguns riscos previstos que são:

 Riscos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com