TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SCRUM - Metodologias Ágeis

Por:   •  1/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITU

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

BIANCA ALVES BARBOSA

HEDIR SARAIVA DE ALBUQUERQUE

JULIA

RAFAEL VITOR GONÇALVES

VICTOR DUARTE DE ALMEIDA

METODOLOGIAS ÁGEIS

SCRUM – DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

ITU

2019


Sumário

Introdução        3

1.        Scrum        4

2.        Base fundamental do Scrum        4

2.1.        Papéis fundamentais        4

2.2.        Atividades e Artefatos principais        4

2.2.1.        Product Backlog        4

2.2.2.        Sprint e Sprint Backlog        5

2.2.3.        Sprint Review e Sprint Retrospective        5

2.2.4.        Daily Scrum        5

2.2.5.        Definition of done        5

3.        Conclusão        5

4.        Bibliografias        6


Introdução

Existem inúmeros frameworks de processos para desenvolvimento de software. O framework Scrum fornece a base para que a sua organização adicione suas práticas particulares de engenharia e gestão, tendo como resultado uma versão de Scrum que é exclusivamente sua.

O Scrum ele se enquadra no método ágil, ou seja, um conjunto de metodologias que orienta os projetos de engenharia de software. O conceito ágil é melhorar a forma como desenvolve o software, entendendo o pedido do cliente, tendo a interação dos indivíduos com processos e ferramentas e respondendo as mudanças.


  1. Scrum

O Scrum é um framework que gerencia e organiza trabalhos complexos, não diz exatamente o que fazer e como tem que fazer para obter o resultado esperado, em verdade, te entrega uma estrutura conceitual como princípios e práticas para a realização do desenvolvimento do software.

Os pilares do Scrum são princípios fundamentais para criar projetos realmente ágeis, esses pilares são compostos por: transparência, inspeção e adaptação.

A transparência se dá através da comunicação, sendo tanto a comunicação do cliente com o time Scrum como a própria comunicação entre os envolvidos no time. Deve ser claramente definido o projeto e compreendido por todos envolvidos no mesmo.

A inspeção significa que todo trabalho deve ser inspecionado com frequência, uma forma de garantir a qualidade mesmo durante a produção do produto.

O ultimo pilar é a adaptação onde traz a capacidade de adaptação o projeto as necessidades de negócios.

  1. Base fundamental do Scrum

  1. Papéis fundamentais

Para o desenvolvimento é necessária uma equipe Scrum compostas por 3 papéis, sendo eles:

  • Product Owner: Único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a ordem que devem ser feitos. É responsabilidade dele manter e comunicar a todos os outros participantes uma visão clara do que a equipe Scrum está buscando alcançar no projeto
  • ScrumMaster: é responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.
  • Time Scrum: é simplesmente a junção de todas essas pessoas em uma equipe multidisciplinar, e que são responsáveis pela concepção, construção e testes do produto. Um time de desenvolvimento tem tipicamente entre 5 e 9 pessoas; e seus membros devem ter coletivamente todas as habilidades necessárias para produzir, com qualidade, software funcionando.

  1.  Atividades e Artefatos principais

  1. Product Backlog

O Product Owner tem uma visão do que ele quer criar que se consiste em um cubo. Como o cubo pode ser grande, por meio de uma atividade chamada Grooming, ele é dividido em um conjunto de funcionalidades que são compilados em uma única lista priorizada chamado de Product Backlog. Já que no Scrum se faz o trabalho mais importante é feito primeiro, então é importante essa divisão e garantia das sequencias desses trabalhos, podendo ser um documento em constante evolução, adicionando ou excluindo itens, de acordo com as condições de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com