TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS ÁGEIS: SCRUM E KANBAN

Por:   •  18/8/2020  •  Artigo  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este artigo descreve o que é e como funcionam as metodologias ágeis, conceitos de uso, aplicações e a integração entre seus dois principais tipos, Kanban e Scrum, e indica qual o método mais indicado há cada objetivo.

Palavras-chave: Processos, Kanban, Scrum, Indicado, Metodologia, Aplicabilidade.

ABSTRACT

This article describes what it is and how it works as methods, concepts of use, applications, and integration between its two main types, Kanban and Scrum, and indicates which method is best suited for each purpose.

Keywords: Processes, Kanban, Scrum, Indicated, Methodology, Applicability.

1. INTRODUÇÃO

Organizações que querem desenvolver projetos, na maioria das vezes de produtos e softwares, com mais rapidez, assertividade e sem perda de tempo, optam pelas chamadas metodologias ágeis. Existem diversos tipos de metodologias de desenvolvimento, porem as ágeis atualmente tem sido as mais utilizadas já que funcionam muito bem com equipes pequenas, e especialmente bem para projetos que não se sabe ao certo qual será o resultado final, tendo varias alterações em seu desenvolvimento ao longo do processo de criação; metodologias ágeis funcionam muito bem nesses ambientes, “exigentes” que tem um grande número de incertezas e mudanças: requisitos voláteis, baixo conhecimento do domínio de negócio pela equipe, adoção de novas tecnologias, novas ferramentas, mudanças muito bruscas e rápidas no ambiente de negócios das empresas: novos concorrentes, novos produtos, novos modelos de negócio. O presente artigo tem como objetivo demonstrar: conceitos, usos e aplicações de metodologia ágil e a integração entre Kanban e Scrum; Além da obtenção de nota na matéria de Engenharia de Software e Aplicações – AAP.

2. Referencial Teórico

O que é Scrum:

Scrum (subs): Um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível. Scrum é: • Leve • Simples de entender • Difícil de dominar Scrum é um framework estrutural que está sendo usado para gerenciar o trabalho em produtos complexos desde o início de 1990. Scrum não é um processo, técnica ou um método definitivo. Em vez disso, é um framework dentro do qual você pode empregar vários processos ou técnicas. O Scrum deixa claro a eficácia relativa de suas práticas de gerenciamento de produto e técnicas de trabalho, de modo que você possa continuamente melhorar o produto, o time e o ambiente de trabalho. O framework Scrum consiste de times Scrum associados a papéis, eventos, artefatos e regras. Cada componente dentro do framework serve a um propósito específico e é essencial para o uso e sucesso do Scrum. As regras do Scrum integram os papéis, eventos e artefatos, administrando as relações e interações entre eles. As regras do Scrum são descritas ao longo deste documento. (SCHWABER e SUTHERLAND, 2017, p.3).

Os valores do Scrum:

Quando os valores de comprometimento, coragem, foco, transparência e respeito são incorporados e vividos pelo Time Scrum, os pilares do Scrum de transparência, inspeção e adaptação tornam-se vivos e constroem a confiança para todos. Os membros do Time Scrum aprendem e exploram estes valores à medida que trabalham com os eventos, papéis e artefatos do Scrum. O Sucesso no uso do Scrum depende das pessoas se tornarem mais proficientes na vivência destes cinco valores. As pessoas se comprometem pessoalmente em alcançar os objetivos do Time Scrum. O Time Scrum precisa ter coragem para fazer a coisa certa e trabalhar em problemas difíceis. Todos focam no trabalho da Sprint e nos objetivos do Time Scrum. O Time Scrum e seus Stakeholders concordam em estarem abertos a todo o trabalho e aos desafios. (SCHWABER e SUTHERLAND, 2017, p.5).

:

O que é a Metodologia ágil:

Manifesto ágil: valorizar mais os seguintes aspectos: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas, software em funcionamento mais que documentação abrangente, colaboração com o cliente mais que negociação de contratos e responder a mudanças mais que seguir um plano. Tendo em vista esses aspectos do manifesto complemento com a seguinte citação:

Se pudéssemos usar uma metáfora para definir a metodologia ágil, poderíamos pensar em um maratonista de alta performance, que tem o objetivo máximo de cruzar uma linha de chegada depois de uma grande trajetória, mas vai atingindo metas aos poucos que o fazem vencedor em etapas. Ao cruzar cada sublinha de chegada, ele vai cumprindo parte do percurso total e somando pontos para concluir seu destino final. Para isso, ele terá que ser ágil e eficiente, aprender a trabalhar com seus recursos, gerir bem o seu tempo, observar seu condicionamento, disputar com ética e somar pontos para obter o maior êxito possível na conclusão de cada etapa.

Então, o que é metodologia ágil?

A metodologia ágil é uma forma de acelerar as entregas durante o desenvolvimento de um projeto, fracionando o todo em entregas incrementais, trabalhando em times auto-organizados e fazendo uso da Inteligência Coletiva, com equipes multidisciplinares, para atingir uma meta estabelecida a cada fase - que chamamos de Sprint nos Métodos Ágeis Scrum, até a conclusão final da entrega total do projeto.

Diferentemente do modelo cascata, uma das mais tradicionais formas de se gerenciar projetos. Na abordagem surgida nos anos 1970, todas as etapas são seguidas de forma sequencial. Mas o modelo pode gerar muitos problemas de gestão, pois uma etapa só é iniciada quando a anterior for inteiramente concluída. Os Métodos Ágeis vieram então dividir espaço com esse método, também chamado de preditivo ou watterfall, no qual os projetos de qualquer tamanho são todos planejados por inteiro inicialmente, executados e entregues aos clientes ou à própria empresa apenas no final de tudo. Com esse método são previstas etapas seguidas de forma sequencial, e então temos levantamento e análise dos requisitos, desenho da arquitetura do projeto, planejamento todo detalhado do projeto inteiro, implementação, testes, e depois entrada em produção. O nome preditivo é por conta de poder dizer quanto tempo estima-se o custo e o tempo total de entrega, ou seja, da fase de execução. Muitos passaram a ver esse método como um modelo muito rígido, demorado, trabalhoso, embora correto. E aí pensou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com