TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEAD – SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA INTERATIVO

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.650 Palavras (23 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

SEAD – SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA INTERATIVO

Nilton Chaar

Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM VII

FRIGORIFICO FRANGO BOM

Belém-Pará

2017


[pic 1]

Nilton Chaar

Projeto Integrado Multidisciplinar –

PIM VII

 

FRIGORIFICO FRANGO BOM

Belém - Pará

2017

[pic 2]

RESUMO

O Projeto integrado Multidisciplinar vai dar ênfase a uma empresa de médio porte que está inserida dentro do mercado local em busca de expansão. A empresa Frango Bom é um frigorifico responsável pelo beneficiamento de aves e comercialização atacadista de frango inteiro e cortes. Foram realizadas visitas e entrevistas com funcionários da empresa a fim de conhecer sua cadeia produtiva, sua gestão em relação ao sistema de transporte desde a saída do frango das granjas parceiras ate a sua entrega para o cliente, o meio de transporte utilizado, o modal e sua gestão de risco. Foi identificado que a empresa possui consciência ambiental, e esta ciente que todas as etapas do seu processo produtivo produzem resíduos e se preocupa em dá uma destinação correta para o mesmo além de sensibilizar os seus funcionários sobre sustentabilidade. O objetivo do trabalho foi alcançado devido identificar no dia a dia da empresa alvo de estudo as disciplinas abordadas no curso. Tendo a compreensão que cada setor da empresa está interligado e que o mau funcionamento de alguma parte pode implicar tanto na qualidade do produto como na satisfação do seu cliente.  

PALAVRAS CHAVES: Gerenciamento de transporte; Cadeia produtiva Avícola; Desenvolvimento Sustentável.

[pic 3]

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO......................................................................................................05

 

2- DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................06

3 - Posicionamento da Empresa no Mercado Nacional e Internacional ............07

4 – Gerenciamento de Transporte   ......................................................................08

         4.1 - Gestão de risco no transporte.................................................................10

5 - Logística Integrada Produção e Comércio ....................................................11

5.1 - Sistema de produção no frigorifico ..................................................13

5.2 – Arranjo Físico .....................................................................................16

6 – Desenvolvimento Sustentável ........................................................................16

7 - CONCLUSÃO......................................................................................................19

REFERENCIAS........................................................................................................20

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

No estado do Pará, a avicultura está concentrada em 28 municípios nas regiões nordeste e baixo amazonas. A atividade é desenvolvida através da avicultura industrial e da avicultura familiar. O polo avícola mais importante é representado pela região nordeste do estado, especialmente nos municípios de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá, responsáveis por cerca de 65% da produção estadual de frangos de corte (MARTINS, 2010).

Os abatedouros do estado estão concentrados em três grupos empresariais, sendo que dois deles possuem a estrutura produtiva verticalizada, com unidade de incubação de ovos férteis, fábrica de ração, sistema de distribuição e abatedouro. O terceiro grupo realiza compras de rações e frango vivo de outras empresas para abastecer sua linha de produção, o caso da empresa estudada.

A oferta de bens de consumo alimentícios, a exemplo da carne de frango, que apresenta grandes vantagens competitivas nos mercados regional, nacional e internacional, necessita de ampliação respaldada pela demanda reprimida existente a partir de investimentos em infraestrutura e apoio financeiro para a atividade operacional (KLAUTAU, 2008).

O objetivo do projeto é mostrar dados qualitativos que mostrem de forma eficiente o aprendizado e a compreensão das matérias estudas, sendo elas a logística integrada, gerenciamento de transporte e desenvolvimento sustentável de uma empresa.

Para a realização do mesmo a empresa alvo de estudo mostrou-se muito solicita e permitiu a realização de visitas em suas dependências, entrevistas com funcionários e viabilizou os seus dados, só não sendo permitida a divulgação de seu nome, no qual aqui irá ser denominada pelo nome de Frigorifico Frango Bom. É uma empresa de médio porte que atua no setor agroindustrial trabalhando no beneficiamento e venda de frango inteiro e cortes.


  1. Desenvolvimento

A empresa Frigorifico Frango Bom esta inserida no município de Santa Isabel do Pará (PA), município do Nordeste do Estado do Pará, constituída estrategicamente neste local por se tratar de município com economia que gira essencialmente em torno de granjas, em que há disponibilidade de infraestrutura básica, como oferta de energia elétrica e água; rede telefônica; bom estado das vias de escoamento de insumos e da produção; existência de meios de transporte urbano e interurbano, além da proximidade do mercado e dos principais consumidores, e a disponibilidade de área própria, com possibilidade de expansão da indústria.

Sua área de atuação e na indústria e comercio atacadista de aves abatidas, possui um sistema adequado para distribuição e abatedouro. Tendo como principal produto o frango inteiro e em cortes. Com forte atuação nos mercados do Pará, Maranhão, e Piauí. Abate diariamente por turno (manhã e noite) cerca de 55.000 aves chegando a uma quantidade de 550.000 aves por mês.

A empresa tem em sua rede de fornecedores 32 produtores integrados com granjas localizadas no município de Santa Isabel do Pará e áreas circunvizinhas, compreendendo um raio de 50 km aproximadamente. As granjas apresentam capacidades que variam entre 20 mil e 120 mil aves e são cadastradas na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Pará – ADEPARÁ, com representação de responsável técnico. A empresa oferece todo suporte aos produtores fornecendo desde pintinhos, rações. Acompanha o transporte das aves desde a granja até o abate, proporcionando com isso, maior qualidade ao produto e garante em contra partida, através de contrato firmado, o compromisso que esses produtores de venderam exclusivamente essas aves ao próprio frigorífico. A empresa busca futuramente aumentar sua participação no mercado principalmente através do pequeno varejo, em que poder de negociação dos compradores normalmente é menor. Por este motivo, sua estrutura comercial está voltada para os comerciantes e distribuidores de frangos e frios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (399.1 Kb)   docx (249.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com