TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMANA 3 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  20/6/2022  •  Abstract  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

Grupo Medeiros

O Grupo Medeiros teve seu início em 1995 quando o Sr. Antônio de Medeiros sentindo a necessidade de uma empresa que atendesse uma necessidade específica da cidade que era o serviço de caldeiraria e usinagem mecânica em aço carbono, ligado às áreas de fabricação e manutenção de componentes para as indústrias mineradoras da região, fundou a Indústria e Comércio Medeiros.

A partir de 2002, a empresa obteve um crescimento vertiginoso graças à implantação de novas práticas administrativas, bem como novas metas de trabalho, aliadas aos planos de logística em parceria com seus colaboradores e fornecedores.

A partir de 2004, visando uma melhor adequação ao mercado em crescente expansão, a empresa teve a sua razão social alterada passando a figurar a partir daí, em todas as suas transações comerciais o nome Medeiros Indústria e Comércio Ltda.

Desde então, novas frentes de trabalho foram criadas surgindo assim o Grupo Medeiros formado atualmente por 03 empresas: a Medeiros Matriz, Medeiros Locação e Medeiros Jateamento e Pintura.

O Grupo é atuante na área de caldeiraria e usinagem mecânica em aço carbono e aço inoxidável. Se destaca ainda em serviços subsequentes como jateamento, pintura e revestimento industrial, e conta com um quadro de 115 funcionários atendendo em diversos setores. Atendendo as principais mineradoras e fábricas na região de Araxá, como Mosaic, CBMM, Bem Brasil e outras de mineração e alimentício.

Com o aumento do efetivo e o aumento de fabricações, um problema identificado e que precisa ser tratado é o resultado final das fabricações, estamos tendo demandas de retrabalho de peças fabricadas fora do projeto e com soldas fora dos padrões mínimos exigido. Causando transtornos com as clientes, e também atraso nas entregas de obras de responsabilidade do Grupo Medeiros.

Visando essa solução durante uma reunião foi trazido a mesa a ideia de implementação do ciclo PDCA, um excelente exemplo de metodologia que visa o planejamento da melhoria continua nas empresas. Com a implantação o Grupo Medeiros viu a necessidade de contratação de um profissional para apoiar nas diretrizes desse novo projeto. Após um processo seletivo um técnico em qualidade com uma vasta experiência em PDCA foi contratado.

O técnico juntamente com a equipe de planejamento e engenharia traçaram as quatro fases do PDCA, designando os responsáveis pelo cumprimento de cada fase.  

O setor de planejamento responsável pela primeira fase Plan (planejamento) do PDCA, se reuniram e identificaram a necessidade de alteração das ordens de serviços, onde na ordem de serviço agora já vem o detalhamento de toda a atividade, equipamentos e recursos necessários e o tipo de solda exigido. A informação passa a chegar mais clara para todos através da ordem de serviço detalhada.

A fase dois do PDCA DO (execução) identificaram a necessidade de um melhor alinhamento com os executantes das ordens de serviço, anteriormente em algumas atividades o serviço era repassado de forma mais resumida, o que em muitos casos gerava os problemas de fabricação. Agora com a ordem de serviço mais detalhada e a explicação do serviço a ser executado com toda a equipe a informação chega mais detalhada e clara.

A terceira fase do PDCS, Check (verificação) está sendo feita pelo responsável do setor de engenharia, juntamente com o técnico de qualidade com analises se realmente o planejamento está sendo eficaz para cada atividade.

A fase final que é Act (agir corretivamente) está sendo feita por todos em reuniões semanais para análise de cada fase e os resultados obtidos, durante as reuniões identificaram a necessidade de implantação juntamente com o PDCA de alguma ferramenta para que a metodologia funcione corretamente.

Em análise da equipe envolvida no PDCA e da diretoria foi identificado que seria necessário a implantação de uma ferramenta de gestão de qualidade para uma melhor eficácia do PDCA. Durante a análise com a metodologia dos cinco porquês foi identificado que um dos grandes problemas na implantação do PDCA, era que não estava claro o papel e função de cada um em seu respectivo setor e em cada fase da metodologia. O Grupo Medeiros estava pecando e não tendo os frutos da metodologia por falta de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (149.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com