TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINARIO I

Monografias: SEMINARIO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

2.4 OS BENEFÍCIOS SOCIECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma cadeia de possíveis fins.

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção em um equilíbrio. Os investimentos em infra-estruturar, retomada do PAC 2, Programa Brasil Maior, redução da taxa de juros, redução de IPI de bens manufaturados foram, entre outras, medidas voltadas à retomada e aquecimento da economia.

2.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL

A cobrança de impostos é, na prática, uma arrecadação de dinheiro cometida pelo governo para saldar suas despesas. Uma forma de aferir o impacto desse recolhimento constitui em confrontá-la com o produto interno Bruto (PIB), ou seja, “a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado”. (VASCONCELLOS, 2003 p.104). A relação entre imposto e PIB constitui a carga tributária.

O Brasil apresenta a carga tributária mais densa entre as nações emergentes, além de superar alguns países desenvolvidos, como EUA e Japão. Perde apenas para países europeus, em que a relação de bem estar e recolhimento de imposto é compensadora. Além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: as taxas são inversamente proporcionais ao consumo. Para o presidente do conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, a instabilidade da tarifa tributária no Brasil, expõem as dificuldades de expansão do comércio exterior e do estímulo a produção nacional.

O Brasil tem a maior carga tributária entre as nações integrantes do BRICs, sendo a carga tributária brasileira em relação ao PIB superior a 36%, na Rússia é de 23%, na China de 20%, na Índia de 13% e na África do Sul de 18%. Isso significa que os cofres públicos arrecadam um valor equivalente a mais de um terço de toda produção nacional. Esses recursos deveriam retornar para a sociedade em forma de serviços públicos, aumentando a qualidade de vida, entretanto na maioria dos casos o cidadão, além de pagar os impostos são obrigados a recorrer aos serviços privados de saúde, educação e segurança.

2.6 INABILIDADES ADMINISTRATIVAS

As empresas apresentam inúmeras dificuldades para se estabelecer em seus primeiros anos de vida, a falta de conhecimento sobre o ramo de negócio faz com que as necessidades dos clientes sejam incompreendidas ou não atendidas de forma eficiente, prejudicando a rentabilidade. A falta de informação acerca de um bom planejamento financeiro, dificulta o giro financeiro dentro da organização, acarretando altos endividamentos e em muitas casos, levando a falência.

Um grupo de pesquisadores do Ibmec São Paulo e do SEBRAE São Paulo examinou quase 2 mil empresas abertas no inicio dos anos 2000, dentre as principais conclusões desse estudo destacou-se que os empreendimentos com maiores estruturas e práticas gerenciais flexíveis e bem coordenadas dispõem de mais facilidade na aquisição de créditos no ambiente externo. Assim, as empresas menores são obrigadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com