TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SESI

Dissertações: SESI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA FUNDAMENTO HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORES MEIRELENE LOPES

ALUNAS

ANA CLÉBIA MAIA RODRIGUES

JULIANA MARIA SILVA LIMA

LUYSA TEIXEIRA SILVA

MARIA FRANCIELE DA SILVA CASTRO

RAQUEL PEREIRA DE LIMA

VALDIANE RIBEIRO LIMA

FORTALEZA / 2012

SESI

1. O que é?

O Serviço Social da Indústria é uma entidade de direito privado, mantida e administrada pela indústria. O Decreto-Lei Nº 9.403, que foi assinado por Eurico Gaspar Dutra, importou na atribuição à Confederação nacional da Indústria (CNI) a criação, direção e organização do SESI.

2. Para que foi criado?

A intenção da criação do SESI era promover melhorias na qualidade de vida do industriário e seus dependentes. As atividades desenvolvidas pelo SESI incluíam a prestação de serviços na área da saúde, educação, lazer, cultura, nutrição e promoção da cidadania.

3. Quais são as atividades exercidas pelo Assistente Social no SESI?

O Assistente Social no SESI exerce funções como realizar triagem e encaminhar o usuário ao setor que vai atender a sua necessidade; faz diagnóstico social e, a partir deste, realiza concessão de auxílios; orienta quanto ao equilíbrio financeiro e quanto à utilização dos recursos oferecidos; faz mediações de forma a conciliar situações e prevenir dissídios. O Assistente Social também terá a função de tornar claro que as atividades do SESI não têm caráter filantrópico, mas sim de características de “organização econômico-social com ativa participação dos operários, para melhor obter a adesão dos trabalhadores industriais”.

4. A instituição ainda existe?

O SESI está presente hoje nos 26 estados e no Distrito Federal.

Os serviços prestados pelo SESI existem graças à contribuição social das indústrias e agroindústrias. Seguindo o que foi estabelecido pela Lei Nº5.107, de 1966, essas empresas recolhem mensalmente o percentual de 1,5% sobre o valor total da folha de pagamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com