TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE ENSINO SESI POVO ÁRABE O ISLAMISMO

Por:   •  15/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE ENSINO SESI

POVO ÁRABE

O ISLAMISMO


A ARÁBIA E O ISLAMISMO[pic 3][pic 4]

0.1 – Introdução

O presente relatório tem como objetivo apresentar a origem e evolução do povo árabe e o surgimento e expansão do islamismo.

        Pesquisas apontam que o Islamismo é a segunda maior religião do mundo, tem sua origem da Arábia e seus seguidores são conhecidos como mulçumanos. Essa crença serviu para que os povos árabes se unissem em pró de um só governo.

0.2 – Desenvolvimento

Os árabes são de origem Semita e viviam em tribos, por habitarem uma região desértica viveram um bom tempo como nômades, que vagavam em busca de oásis, eram eles os Beduínos. A Arábia se localiza na Península Arábica, entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico. Eles eram politeístas e acreditavam que cada deus era pertencente a uma tribo, era o que separava uma tribo da outra.

Os beduínos se dirigiam aos litorais para professarem sua crença, eram lá que ficavam os objetos e símbolos para quem prestavam sua adoração. Através dessas viagens se deu início o comércio, o que passou a ser a maior atividade econômica do povo árabe.  Com o passar dos tempos o comércio se expandiu e os povos começaram a se estabilizar ao redor dos oásis os tornando sedentários. Ao decorrer dessa transição foram se formando as cidades-estados, que com o crescimento da economia foram se tornando reinos. Os comércios passaram a ser mais centralizados em uma só cidade a chamada Meca que é um grande centro comercial, fundada por descendentes de Ismael, filho de Abraão a quem dá origem aos árabes.

Maomé (Mohamed) nasceu em Meca e ficou órfão muito cedo, foi criado pelo seu Tio e por meio dele teve contato com o cristianismo e recebeu ensinamentos da fé em um só Deus. Aos 25 anos se casou com uma viúva rica a qual ele seguia em suas viagens comerciais e acabou conhecendo outras religiões monoteístas.

Maomé costumava meditar em cavernas. Certo dia em meio a sua meditação teve uma visão de um anjo (Anjo Gabriel) que o instrui os ensinamentos de Alá (deus) e a prega-los se tornando um profeta. Essa religião tomou-se o nome de Islã, que representa submissão, as regras e desejos de Alá. Os ensinamentos que Maomé recebia de Alá através do anjo, eram transcrevidos em um livro, o chamado Alcorão.

Por sua pregação ser de uma religião monoteísta a classe dominante de Meca não o aceitou e Maomé teve que fugir junto aos seus seguidores e foram em direção a Medina, sua fuga ficou conhecida como Hégira. Sua migração foi um grande marco no islamismo, pois foi quando deu início o calendário islâmico.

Em Medina, Maomé conseguiu um grande exército e voltou para sua cidade de origem derrotando a classe dominante de Meca e se tornando um líder político.

Há no islamismo 5 principais atos que os mulçumanos devem seguir, são eles: Professar e aceitar o credo, “Só há um Deus e Maomé é seu profeta”, orar cinco vezes em direção a Meca, doar dinheiro a caridade, jejuar no mês do Ramadã e fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.

Logo após a morte de Maomé (632) o islamismo se dividiu em dois grupos os chamados Sunitas e Xiitas. Os Sunitas achavam que o próximo líder deveria ser um aprendiz ou uma pessoa que saberia dos ensinamentos e os Xiitas achavam que deveria ser um parente de Maomé. Atualmente esses dois grupos "brigam" por conquistas de terras e para ver quem há de ficar no poder, sendo que 90% dos islâmicos são sunitas e 10% são xiitas.

0.3 – Conclusão

A Arábia se localiza na Península Arábica, entre o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico. Seu povo é conhecido como Beduínos, povos nômades separados em tribos e eram politeístas, como sempre viajarem para o litoral onde professavam sua fé, acabaram adotando o comércio. Com o crescimento do comércio eles começaram a se estabilizar em um só local e deu início as cidades-estados que em pouco tempo viraram reinos.

Como eram politeístas acreditavam que existia vários deus e que cada deus era pertencente a uma só tribo o que dividia povo árabe. E foi com a chegada do Islã que esse povo se uniu.

        Maomé teve uma visão de um anjo que lhe passou os ensinamentos de Alá e a cresça de um só Deus. Maomé se tornou um profeta, mas não foi bem aceito e teve de fugir com seus seguidores, ele foi para Medina onde deu inicio ao calendário islâmico. Foi em Medina onde ele reuniu um exercito e voltou para Meca virando um líder politico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (458.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com