TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula Para Sesi

Por:   •  2/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Aula SESI

A água em nosso cotidiano

Disciplina: Ciências, português e matemática.

Nível de Ensino: Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental

Duração: 2 aulas sequenciais

Professora: Andréia Luiz

Objetivos:

  • Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida inclusive a nossa sobrevivência, e as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza, avaliando as repercussões nele promovidas pelas atividades humanas e analisar criticamente o desperdício e a poluição desse elemento natural.
  • Reconhecer os diferentes gêneros textuais referentes ao contexto trabalhado, criar poesias ou histórias em quadrinhos, despertando o interesse pela preservação da água.
  • Construir tabelas e gráficos, estabelecendo relações entre dados coletados em pesquisas.

Conteúdos:

  • Ciências: distribuição, usos e consumo e ciclo da água, sua importância também para manutenção do corpo humano;
  • Português: Leitura, análise, interpretação, representação e produção de diferentes gêneros textuais e atividades.
  • Matemática: Construção de tabelas e gráficos.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

  • Num primeiro momento, questionar os alunos sobre o que sabem sobre os problemas que têm sido debatidos na mídia (televisão, jornais, internet) relativos à água em nosso planeta; qual foi a última notícia que ouviram nos noticiários, ou leram nos jornais, ou mesmo ouviram as pessoas comentando.
  • Verificar também os conhecimentos prévios, perguntando o que eles sabem sobre o aquecimento global, estados físicos da água, efeito estufa, chuva ácida e quais são suas consequências, citar também algumas catástrofes sobre o excesso de chuva em determinadas regiões e em contrapartida sobre a seca em outras.
  • Apresentar nesse momento cartazes ou vídeos falando sobre o ciclo da água, a quantidade encontrada no planeta terra (água doce, salgada, potável), consumos (residenciais, industriais e agrícolas), poluição dos recursos hídricos (agrotóxicos, lixo, esgoto, etc), países que já enfrentam a crise hídrica, entre outros tópicos.
  • Após discussão com a sala, pode-se propor, de início, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial, elaborar cartazes por grupos para apresentação de seu trabalho.
  • Peça que todos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Assinalar  também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias. Ressaltar que a Terra é o único planeta do Sistema Solar que tem a água nos três estados (sólido, líquido e gasoso).

  • Sugestão da primeira etapa: Pode-se pedir como tarefa de casa que os alunos façam pesquisas (na escola, pelo bairro ou mesmo em casa ou com a vizinhança), perguntando “QUAIS ATITUDES AS PESSOAS ESTÃO ADOTANDO PARA ECONOMIZAR ÁGUA”, e elaborem gráficos e tabelas que os ajudem na organização dos dados coletados, onde após a conclusão da atividade serão comparados e elaborado um gráfico geral para analisarmos qual a atitude está sendo mais usada ao cotidiano dos cidadãos.

2ª Etapa

  • Nessa etapa utilizaremos como recurso a música de Guilherme Arantes “Planeta Água” ou Chitãozinho e Xororó “Planeta Azul”, como um pretexto para aprofundarmos ainda mais nesse assunto relevante da crise hídrica. Essas letras podem serão distribuídas imprimidas. Criar com eles um clima de reflexão, e se deixar levar pela emoção e pela mensagem da letra, e em seguida propor que todos acompanhem cantando a música. (Pode-se propor também um ensaio com a turma para apresentar as demais salas).
  • Momento de registro: Identificar na música palavras que rimem (lembrar com eles o que são rimas e ressaltar que é um recurso usado em poemas para dar sonoridade), em seguida ajudá-los a elaborarem uma pequena estrofe de poesia a respeito do tema estudado e pedir para que apresentem para a sala ou troquem entre si para ajudar na troca de ideias entre os colegas.
  • Para finalizar, chamar a atenção dos estudantes para as responsabilidades do poder público, encarregado de consertar ou instalar redes de abastecimento e coleta de água e tratamento de esgotos, fazer reparos em vazamentos ou realizar a limpeza de espaços públicos.
  • Sugestão para concluir o trabalho: (Poderá ser feito em casa com ajuda dos responsáveis ou em grupos na sala de aula). Pedir para que os alunos façam um folheto, com desenhos, frases ou colagem de figuras sobre a conscientização do consumo da água, para que possam ser distribuídos a outras turmas da escola ou até mesmo para a comunidade.

Avaliação 

  • A avaliação será feita com a observação do professor quanto ao interesse e envolvimento dos alunos durante a realização das atividades, assim como na participação das questões orais e questionamentos levantados pelos mesmos, registrando a participação dos alunos nas diferentes etapas dos trabalhos individuais e coletivos, examinando cada trabalho exposto por eles. Com isso o fazer um diagnóstico propondo novas técnicas quando o aluno tiver dificuldade em alguma tarefa a ser realizada e motivando os mesmos a se superarem.

Bibliografia
Ambiente Brasileiro: 500 Anos de Exploração dos Recursos Hídricos, Aldo Rebouças, em Patrimônio Ambiental Brasileiro, Wagner C. Ribeiro (org), Edusp, tel. (11) 3091-2911.

Internet
Revista de Estudos Avançados, v. 22, n. 63, São Paulo, IEA-USP, 2008 (Dossiê Água).
Recursos Hídricos, José Galizia Tundizi, em Revista Multiciência, Unicamp. 
Dicas de como economizar água
A Agência Nacional de Águas apresenta um 
balanço hídrico do Brasil
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo oferece 
explicações sobre o ciclo da água e a gestão dos recursos hídricos
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos disponibiliza 
dados sobre previsão do tempo, cartas sinóticas e fenômenos climáticos.

Vídeo 
Vídeo da USP - Saber sobre a água. http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=1969

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com