TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA - Construção Civil

Exames: SGA - Construção Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  4.932 Palavras (20 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 20

CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTÁVEL A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)

Antonio José Andrade dos Reis Júnior

RESUMO

A cada dia que passa estamos nos convencendo que a natureza é a única fonte de recursos naturais limitados, que os habitantes do nosso planeta dispõe para sobreviver. A distribuição do meio ambiente provocada pelo ser humano retarda e prejudica gravemente o processo de desenvolvimento social e econômico, quer pela falta de políticas de conscientização da população e das empresas, pela falta de programas alternativos na exploração e decomposição de lixos ou resíduos provenientes de seus recursos naturais. O objetivo geral desse artigo é mostrar a importância da gestão ambiental na construção civil e como objetivos específicos o método de gestão mais eficaz, baseado na família ISO 14000, que é o Sistema de Gestão Ambiental, conhecimento apenas por S G A ( Sistema de Gestão Ambiental). De forma sucinta e bem abreviada esse artigo apresenta os principais tópicos do SGA apontando: Por que uma Organização deve implementar um S G A; os conceitos-chave de um S G A; os Preparativos e elementos para a elaboração do S G A, bem como suas vantagens e benefícios na construção civil.

Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental, meio-ambiente.

1 INTRODUÇÃO

Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.

De acordo que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar o meio empresarial a buscar meios de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. O mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias certificações, tais como as da família ISO14000, que atestam que uma determinada empresa executa suas atividades com base nos preceitos da gestão ambiental.

Construção Civil Sustentável está baseada na implantação do Sistema de Gestão Ambiental - SGA, segundo Cimino (2002).

Verifica-se que na construção civil sustentável, a eficiência além de ter o sentido econômico, precisa ampliar o sentido social, por representar uma questão de competitividade, cuja solução poderá ser a eco-eficiência, por ser um instrumento do desenvolvimento sustentável, que está impondo um novo estilo de gerenciamento ambiental ao mundo.

Segundo Dyllick (2000), proteção ambiental custa dinheiro. Mas é também correto que a renúncia à proteção ambiental custa dinheiro da mesma forma – freqüentemente até mais.

Os projetos devem refletir uma compreensão sistêmica dos aspectos ecológicos locais e globais, além de contemplar a cultura, o estilo de vida e senso estético de cada indivíduo.

Ainda de acordo com Dyllick (2000), do ponto de vista ambiental, pode-se dizer que a ecologia constitui uma espécie de plataforma lógica da economia, falar edificação, significa mencionar o ambiente do entorno desta, onde pensar globalmente significa agir localmente, através da eco-eficiência, cuja origem foi o esgotamento do modelo de crescimento pós-industrial, que era centrado no interesse econômico, e que deu lugar a um novo modelo de desenvolvimento harmônico e ambiental, que considera de um lado o aspecto econômico, de outro o ecológico, e ambos associados a visão social, onde as responsabilidades são partilhadas por todos, tanto do setor público, quanto do setor privado.

No decorrer dos anos, os recursos ambientais têm sido extensivamente explorados pela humanidade, porém a questão ambiental tornou-se, nas últimas décadas, objeto de estudo e preocupação em razão de um quadro problemático, no que diz respeito ao bem estar ambiental das grandes cidades.

Entre as empresas que utilizam em excesso os recursos naturais, se destaca o setor da construção civil que, pois além de ser responsável por um enorme desperdício de material e energia, colaborando com a degradação ambiental, devido à uma péssima gestão dos recursos naturais, como água e solo.

A construção civil mantém um relacionamento com o meio ambiente, muitas vezes provocando grandes impactos ambientais, gerados pelo grande consumo de materiais, desde locação do empreendimento e até geração de resíduos.

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os procedimentos e écnicas utilizadas pela construção civil no planejamento e instalação da obra, confrontando os mesmos procedimentos com os princípios de gestão e legislação ambiental. Outra finalidade deste trabalho é propor um instrumento de mensuração e comparação entre as empresas da construção de diferentes naturezas em

relação ao desempenho ambiental dos seus empreendimentos.

2 SUSTENTABILIDADE

Segundo Furtado (2008), no aspecto social a construção civil baseada na sustentabilidade deve observar, principalmente os seguintes aspectos:

a) novos hábitos de utilização das edificações e consumo - onde por intermédio de uma produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com