TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA Sistema De Gestão Ambiental

Exames: SGA Sistema De Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  3.933 Palavras (16 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 3 – ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

A QUESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS.

.

PASSO 1: Resenha sobre Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica é a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos gasosos, sólidos e líquido, que são nocivos a saúde humana, além de causar danos a flora e fauna do planeta. Outro fator nocivo ao meio ambiente são os resíduos gerados pelo homem. Estes resíduos vão de domésticos, industriais a resíduos hospitalares. Quanto à classificação dos resíduos, umas das classificações utilizadas são:

• Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis.

• Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo.

• Resíduos orgânicos: as principais fontes desses poluentes são os esgotos domésticos, os frigoríficos, laticínios, etc. Esses resíduos correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente.

• Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.

• Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana.

Os impactos ambientais gerados pela poluição atmosférica e o não gerenciamento de resíduos são muitos e vai desde aos efeitos toxicológicos aos efeitos econômicos.Pessoas, animais, vegetais e materiais são indiscriminadamente afetados pelos efeitos diretos ou indiretos destes poluentes.

Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o trato respiratório. O contato com

resíduos que não receberam o devido gerenciamento pode levar a doenças.

Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas através dos estômatos, que permitem as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, alterando-se assim afotossíntese.

Nos materiais, os poluentes corroem e escurecem metais, partem borrachas, sujam roupas, danificam mármores, descolorem vários tipos de materiais, enfraquecem algodão, lã e fibra de seda e destroem o nylon.Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de particulados no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação.Também há substâncias que provocam alterações na atmosfera, produzindo efeitos nocivos a grandes distâncias ou até sobre o planeta como um todo. Essas substâncias são denominadas de poluentes de efeito global. Esses efeitos são, principalmente, as chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

Passo 2: Política de Gestão Ambiental Adotada, Empresa (Natura Cosméticos)

Pesquisamos no site da empresa acima citada, onde traz informações sobre ecologia e sustentabilidade, aonde eles dizem ser suas diretrizes para o meio ambiente :.

Responsabilidade com as gerações futuras

Para enfrentar os impactos ambientais resultantes de nossas atividades no setor de cosméticos e alimentos, tanto no Brasil quanto no exterior, trabalhamos para:

- Cumprir os parâmetros e requisitos exigidos pela legislação e demais normas subscritas pela organização;

- Controlar e monitorar tais requisitos durante todas as fases de produção, visando a redução de uso de insumos de valor ambiental estratégico, a não realização de ensaios com animais em matérias-primas para produtos cosméticos, a redução de impactos ambientais de embalagens e a pronta reparação de eventuais incidentes;

- Promover a melhoria contínua dos processos em toda a cadeia produtiva, incorporando tecnologias limpas;

- Tratar a questão ambiental como tema transversal na estrutura organizacional e a incluir no planejamento estratégico;

- Desenvolver novos negócios ou novos modelos de negócio levando em conta os princípios e as oportunidades oferecidas pela sustentabilidade.

Educação ambiental

Buscamos disseminar a cultura da responsabilidade ambiental, individual e coletiva, entre colaboradores, equipes de vendas, fornecedores, prestadores de serviços e consumidores. Capacitamos colaboradores para a prática da sustentabilidade nas atividades profissionais e estendemos esse compromisso às parcerias com fornecedores, inclusive por meio de cláusulas contratuais. Desenvolvemos ações de educação ambiental e treinamento sobre a prática da responsabilidade ambiental para colaboradores e para a comunidade do entorno imediato da empresa. Participamos ou apoiamos projetos e programas de educação ambiental voltados para a sociedade em geral.

Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços

Operamos sistemas de gestão ambiental com ampla identificação de riscos, plano de ação, alocação de recursos, treinamento de colaboradores e auditoria. Focamos em ações preventivas nos processos que oferecem dano potencial ao meio ambiente, à saúde e risco à segurança dos colaboradores, com o objetivo de prevenir a poluição, e realizamos regularmente atividades de controle e monitoramento. Produzimos estudos de impacto em toda a cadeia produtiva e desenvolvemos parcerias com fornecedores visando a melhoria dos processos de gerenciamento ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com