TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMULAÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO E ABANDONO DE ÁREA

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.449 Palavras (14 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 14

CAPA

RESUMO

Este trabalho trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM VI), referente ao projeto de pesquisa realizado do Curso de Graduação Tecnológica em Segurança do Trabalho da Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, realizada na cidade Jataí, estado de Goiás na unidade Raizen e demonstra como são aplicados os conceitos de saúde e segurança do trabalho em serviços de saúde e terá o intuito de demonstrar na prática o funcionamento atual da empresa com base em estudos das disciplinas de Prevenção e Combate a Incêndios e Explosão; Políticas e Programas de Segurança; Administração de Sistemas de Segurança do Trabalho. no objetivo de analisar e colocar em prática o que puder fazer para melhorar, com base em estudos dedicados a tais disciplinas durante o bimestre. O que tem por objetivo final inserir o aluno nas práticas gerenciais de saúde e segurança do trabalho fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar o processo de ensino aprendizagem. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e de campo.

INTRODUÇÃO

O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM VI) vem apresentar a empresa do ramo sucroalcooleiro  A Raízen é uma empresa brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, transporte e distribuição de combustíveis e geração de bioeletricidade. Seu nome é formado pela união das palavras “raiz“ e “energia”, elementos essenciais em suas atividades. Atualmente, se destaca como uma das corporações mais competitivas no mundo dentro do setor energético, assim como uma das maiores em faturamento no país. Localizada na Rodovia GO 406 - Fazenda Santo Antonio do Rio Doce no município de Jataí Goiás onde segue padrões de excelência operacional para ampliar os resultados com sustentabilidade. 

A Saúde e a Segurança dos funcionários e fornecedores são prioridades máximas dentro da Raízen, o uso das adequações estão sempre atentos a todas as normas e regras de saúde e segurança exigidas pela companhia.

Agir com segurança tanto dentro, quanto fora das operações, é fundamental para garantir trabalhos 100% livres de acidentes. Se necessário a suspensão do serviço poderá ser efetuada caso seja identificado que as normas estabelecidas não estão sendo cumpridas pelos funcionários. Estas medidas são exigidas dentro das instalações, mas estão sempre preocupados com as ações executadas também fora dela. Atitudes seguras precisam ser efetuadas a todo momento a fim de evitar qualquer acidente.

Como forma de prevenção a danos pessoais em eventuais acidentes, ou exposição a produtos prejudiciais à saúde, a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A utilização dos EPIs deve atender à legislação e às normas próprias da Raízen, aplicáveis a cada caso. Os equipamentos devem sempre estar em boas condições de conservação e limpeza, de forma a resguardar suas características de proteção. Todos os EPIs deverão ter Certificado de Aprovação (CA), conforme determinado pela legislação.

O contratado nas dependências da Raízen deve portar todos os EPIs relativos à sua atividade, tais como: uniforme, sapato de segurança, capacete, protetor auricular, óculos e luvas – mesmo se estiver apenas circulando ou aguardando ordens nas áreas operacionais ou em outras que apresentem riscos. O tipo de equipamento necessário depende do local, da atividade e das tarefas realizadas.

Em todas as instalações da Raízen estão definidos os tipos de EPI necessários para a realização das tarefas relacionadas. Em caso de dúvidas, os funcionários devem solicitar informações aos supervisores da área correspondente ou ao responsável por SSMA no local.

Prevenção e Combate a Incêndios e Explosão

Ao contrário de outras atividades econômicas, a especificidade do ambiente industrial torna qualquer ação de emergência muito complexa, mesmo em situação de menor proporção, pois pode colocar em risco a vida dos trabalhadores, sendo que a permanência dentro da estrutura também poderá determinar a sua morte. o Plano direciona a atenção, principalmente para a parte da prevenção para eliminar as possibilidades de ocorrência de sinistro nas dependências da usina. Os mecanismos utilizados para eliminar essas ocorrências foram por meio da implantação de uma cultura prevencionista, através do reconhecimento dos riscos de incêndio, da implantação de treinamentos periódicos específicos a todos os trabalhadores, por meio de realização da manutenção e inspeção dos equipamentos de detecção e combate a incêndio, através da estruturação dos procedimentos de emergência, da simulação de combate a incêndio e abandono de área, da formação de novas equipes de Brigada de Incêndio, organização e educação continuada dos brigadistas já formados, dentre outras medidas.

BRIGADA DE INCÊNDIO:  A Brigada de Incêndio é um grupo de colaboradores previamente treinados, organizados e capacitados para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral são treinados para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. A Brigada de Incêndio da unidade Raizen analisado foi estabelecida segundo a NBR 14276 de 1999 e a NT 006 do Corpo de Bombeiros do Estado do Goiás, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. Composta por 62 brigadista, conforme a realidade e turnos da Instituição;

[pic 1]

O SIGO é uma equipe de profissionais especializados, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade física dos colaboradores. Está estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e é regulamentado pela Norma Regulamentadora - 4 do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE. O SIGO é composto por nove elementos que orientam as ações dos funcionários e estimulam um comportamento adequado no desempenho das funções: um gerenciador, voltado para a responsabilidade, comprometimento e liderança da gerência; sete operacionais e o nono para avaliação, em que se verifica a integridade das operações e é promovida a melhoria contínua dos processos. Devidamente treinados, os funcionários tornam-se multiplicadores de práticas e comportamentos adequados em ambiente de trabalho. Assim, juntos, conquistam a eficiência operacional em todos os níveis da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (323.9 Kb)   docx (572.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com