TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUADRO SÍNTESE

Tese: QUADRO SÍNTESE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  Tese  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

QUADRO SÍNTESE

[Acadêmico] / [RA]

[Acadêmico] / [RA]

[Acadêmico] / [RA]

[Acadêmico] / [RA]

[Acadêmico] / [RA]

QUADRO SÍNTESE

TEORIAS – CORRENTES/CONCEPÇÕES BEHAVIORISMO PSICOGÊNESE SOCIOINTERACIONISMO

A Nome da Teoria Teoria do desenvolvimento humano e a Teoria da evolução do desenvolvimento cognitivo.

B Autor principal Jean Piaget

C Foco principal do estudo O foco principal do autor é evolução do desenvolvimento humano cognitivo, através do sujeito epistêmico, buscou compreender os processos de pensamento presentes desde a infância até a idade adulta.

D Concepção quanto ao(s) elemento(s) que mais influencia(m) o desenvolvimento humano O desenvolvimento cognitivo começa no momento do nascimento e evolui acompanhando o crescimento orgânico e a maturidade dos órgãos. Consiste em um processo contínuo , ou seja , para Piaget o homem herda o organismo, que irá amadurecer em contato com o meio ambiente , servindo como base sobre a qual todas as aprendizagens serão construídas.

E Fonte de conhecimento para o homem Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

F Visão de homem

O homem é dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, ou seja, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva á construção de um conjunto de valores.

G Influências/efeitos/aplicação da teoria na educação

A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, uma teoria que pressupõe que os seres humanos passam por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis. A influência da teoria de Piaget é que a escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e requilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento.

i Papel da educação/professor no desenvolvimento humano O papel da educação (escola) é sistematizar estímulos, promovendo uma relação afetiva , com o objetivo de transmitir valores e conhecimentos que visam o desenvolvimento integral da criança . é necessário que o professor conheça o desenvolvimento na sua totalidade para trabalhar com ela , se desprezar este conhecimento corre o risco de estar fazendo a educação da criança, ou seja, o aluno finge que aprende e o professor finge que ensina.

I Principais críticas formuladas à corrente/teoria

Grande parte das críticas ao trabalho de Piaget é em relação a seus métodos de pesquisa. Uma das principais fontes de inspiração para a teoria era observar os seus três filhos. Além disso, as crianças na amostra da pesquisa de Piaget eram todas bem – educados, por pais de nível socioeconômico alto.

J Posição de equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com