TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Resenha: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

“A história das Coisas”

O vídeo retrata de forma clara e objetiva como os governos juntamente com as grandes corporações dominam o consumo no mundo todo sem se preocupar com os recursos naturais do planeta. Este “domínio” se dá desde a extração do recurso, para a utilização no processo de fabricação de um determinado bem, até o fim do ciclo, onde as pessoas são responsáveis pelo consumo.

As táticas utilizadas pelas grandes corporações e o governo é um ponto exaustivamente observado no vídeo. São tantas as formas de chamar a atenção dos consumidores que faz com que as pessoas queiram adquirir bens diversos, sem que realmente precisem daquilo, ou seja, compram coisas sem precisar e somente pelo fato de que a televisão, o jornal ou qualquer outro meio de comunicação tenha dito que aquele bem é indispensável para a sua vida. Esta prática esta presente em todo o planeta, de tal forma que, se não seguirmos estas “regras”, não sobreviveremos na sociedade.

Os métodos aplicados para a extração dos recursos, industrialização e comercialização sustentável dos bens, não funcionam, a produção de lixo e resíduos é maior do que os locais destinados para a reciclagem dos mesmos. A emissão de gases tóxicos na atmosfera talvez seja ainda mais alarmante. Os países mais desenvolvidos do mundo se utilizam daqueles que são parcialmente ou totalmente subdesenvolvidos, para instalarem suas fabricas e industrias, assim diminuindo o índice de emissão de gases em seus países. O problema é que esta situação é global, isto quer dizer que não surge efeito este tipo de sistema, os gases se dissipam na atmosfera, e de qualquer forma estão poluindo o local onde originalmente estes países queriam preservar ou somente minimizar o impacto ambiental.

Os recursos naturais em nosso planeta são limitados, segundo os índices levantados no vídeo, em menos de cinqüenta anos teremos quase que extinguido a maioria dos recursos vitais, tendo como o mais importante a água doce. Somente 2% de toda a água do mundo é potável, e grande parte desta quantidade esta localizada na America do sul, onde não se encontra nenhum país com alto índice de desenvolvimento. Aos poucos as grandes potências da Europa, Ásia e o próprio EUA, estão explorando cada vez mais este recurso, isto caracteriza de forma muito clara o que estes países mais desenvolvidos estão praticando, isto é, extraindo recursos de outros locais onde ainda há abundancia, como por exemplo, em nosso país.

O que impressiona neste vídeo é a clareza com que este assunto é abordado, trazendo informações que a maioria da população desconhece. Contudo a verdade é apenas uma, é preciso preservar o pouco que ainda resta, mesmo com o descaso dos governantes e das grandes corporações cabe a cada um de nos fazer a sua parte, para que realmente haja um amanhã para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com