TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA - SGI SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  21/2/2016  •  Seminário  •  10.824 Palavras (44 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 2]                 CENTRO UNVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO                          

                                                        SUPERIOR DE BRASÍLIA

[pic 3]

                              CONSTRUART

  SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA- SGI

                     

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Professor (a): Denílson Gama

Disciplina: Sistema de Gestão integrado  

Alunos (as): Deisiele, Francinete, Isis, Jacqueline e Lucimar.  

Turma: TSTV3A

                                     

                                           Atividades  

   

  1. Quais são os desafios encontrados pelos profissionais da área de SST na implantação de um sistema de gestão integrado?    

R = O desafio é converter ações de saúde e segurança do trabalho em resultados práticos, com efetiva redução de acidentes e doenças ocupacionais.

  1. Quais os principais itens de um ciclo de gestão em SST?    

R = Os principais itens são divididos em Análise e planejamento; Aplicação das ações (Implementação das atividades; controle de indicadores (medidor de impactos); Análise e critica das informações que vão gerar um novo planejamento de ações).

  1. Quais os benefícios de implantação de um sistema de SGI?  

 R = Melhorias de clima no local de trabalho, a insegurança no trabalho desestabilização, as relações entre empregado e trabalhador, redução do Absenteísmo e acidentes e doenças ocupacionais, afinal toda vez que um trabalhador se ausentar a empresa tem de lidar com a falta, e sua substituição gerando documentos, na administração gerando menos documentos e permitindo uso racional dos recursos financeiros que será programado de uma visão integrada das prioridades da empresa.

  1. Quais as principais mudanças que devem ocorrer e como devem ser definidas as responsabilidades dentro de uma organização?   

R = 1ª É necessário haver a conscientização por parte da cúpula da organização no que se refere a importância da elaboração e aplicação do sistema de gestão .Após a definição, a política de segurança  deve ser debatida junto aos colaboradores para que entendam o seu papel para aplicação da politica.

 Definir um sistema capaz de dar sustentação a qualquer projeto ou plano de ação que se tenha, e determinar uma metodologia para dar conta desses planos, todos devem ser responsabilizados pelas implementações do sistema desde a alta direção, até os trabalhadores do chão da fábrica.

  1. Quais as principais vantagens de se ter um sistema integrado?   

 R = A vantagem que se bem estruturado pode manter o bom desempenho da prevenção e proteção mesmo com a troca de profissionais.

  1. Como deve ocorrer o processo de comunicação em empresas que pretendem adotar esse sistema de gestão?   R = Quando uma empresa tem um sistema de gestão de SST, e não é integrado aos demais, é preciso combinar os critérios de um com o outro, o que é mais fácil se as três áreas tiverem processos estruturados.

  1. Qual o papel dos profissionais do SESMT no processo de integração?     R = Deve ter o papel ativo na integração e deve contribuir com sua experiência técnica sugerindo os indicadores para a gestão fornecendo dados estatísticos e realizando a multiplicação do treinamento interno.
  1. Quais os resultados e ganhos da empresa com o processo de gestão integrada?    

  R = Melhoria do clima no, local de trabalho, redução do absenteísmo, que também representa um problema operacional.

  1. Como a cultura de uma organização influencia ou prejudica o processo de gestão integrada?  

  R = A cultura influencia de forma que a partir do produto final e mais objetivada, pois onde está o foco principal é dificultar a comunicação entre as áreas e a implantação da gestão integrada.

  1. Como o trabalhador influencia os processos de SST em busca de um sistema de gestão?  

 R = O sucesso do sistema de gestão depende da adoção da conscientização dos empregados, porque direcionado a cobrança feita do trabalhador em relação, a como ele trabalha, porque muitos dos trabalhadores de SST esta ligada a adoção de procedimentos específicos para a prevenção de acidente e doenças.

 


PERFIL DA EMPRESA

RAZÃO SOCIAL: CONSTRUART-LTDA        

 ATIVIDADE: Edificações (residenciais, industriais, comerciais e de serviços)

CÓDIGO DA ATIVIDADE: 45.21-7 

GRAU DE RISCO: 04

Nª DE FUNCIONÁRIOS: 100

CARGOS

FUNÇÕES

FUNCIONÁRIOS

  Armadores

   (Ferreiro)

  • São os profissionais responsáveis pela ferragem da obra. Se a obra comprar o aço cortado e dobrado os armadores têm apenas que montar, mas se a obra cobrar as barras retas os armadores têm que cortar dobrar e montar tudo na obra.

10

Almoxarife

  • .Atividades: Recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais nos almoxarifados das obras. Controlar a movimentação de entradas e saídas dos produtos. Organizar o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Avaliar o desempenho dos fornecedores de materiais.

04

Carpinteiros

  • Atividades: Planejar trabalhos de carpintaria; preparar canteiro de obras. Confeccionar montar e desmontar fôrmas de madeira para estrutura de concreto. Efetuar locações e marcações de obras. Preparar andaimes e guarda-corpo. Montar portas e esquadrias. de baldrames, blocos, cintas, lajes, pilares e vigas em madeira (Madeirit e, pontalete, sarrafo). Mesmo as lajes nervuradas são montadas pelos carpinteiros porque também há as vigas de madeira para fazer, fundo de capitéis, etc.

15

  Eletricistas

  • São os responsáveis pelas instalações elétricas da obra (tomadas, iluminação, Telecom, dados, CFTV, som, etc.) e toda a sua infraestrutura como a instalação de eletro calhas e redes de eletro duto corrugada tipo Kanaflex.

15

     Pintor

  • Atividades: Pintar as superfícies externas e internas de edifícios e outras obras civis, raspando-a amassando-as e cobrindo-as com uma ou várias camadas de tinta.

05

 

Operador de Maquinas e equipamentos

(retro escavadeira)

  • Operar e manobrar com escavadeira, guinda uto, tratores, empilhadeiras, caminhões pesados e basculantes, nas instalações de usinas e subestações;
  • Remover e transportar terra, cascalho, sucata e outros materiais;
  •  Movimentar, empilhar e arrumar peças, equipamentos, fardos, volumes, engradados e outras cargas, utilizando empilhadeiras, talhas e pontes rolantes;
  •  Manter equipamentos em perfeitas condições de funcionamento;

06

Soldador 

  • Realizar serviços de solda elétrica e osciacetilênica, corte a maçarico, arco elétrico ou outra fonte de calor;
  •  Realizar serviços de enchimento de eixos e buchas de motores por meio de solda;
  •  Realizar serviços de usinagem (limar, esmerilhar, lixar) após serviços de solda e corte;
  •  Interpretar as especificações e outras instruções constantes nos desenhos;
  • Selecionar os equipamentos de trabalho, proteção e materiais adequados à natureza dos serviços;

05

Serralheiro

  • Executar serviços de serralheria, trabalhando o material, medindo, riscando, furando, cortando, torcendo e unindo partes por meio de parafusos, rebites, solda e outros, de acordo com as especificações de projetos, para reparar, confeccionar e montar estruturas metálicas em geral.

10

Pedreiros

  • Atividades: Organizar e preparar o local de trabalho na obra; construir fundações e estruturas de alvenaria. Aplicar revestimentos e contra pisos, chapisco, emboço, reboco, contra piso, reenquadramento de portas e janelas, prumo, esquadro, serviços de concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas.

10

Servente

  • Atuar em atividades auxiliares relativas à execução de obras em geral executar trabalhos auxiliares, sob supervisão, de serviços de alvenaria, concreto e outros materiais, auxiliando em processos pertinentes para construir, reformar ou reparar prédios e obras similares;

20

                                               Visão

 Visamos em zelar o meio ambiente, preservar a saúde e segurança de nosso trabalhador, priorizar seu estado físico e psicossocial, oferecer um ambiente saudável e seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)   pdf (546.7 Kb)   docx (334.5 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com