TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO (SRI)

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

4 SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO (SRI)

Existem dois modos para se obter informação, que se dá através de uma pesquisa normal, que nem sempre apresentará um resultado desejado, dependendo do descritor usado nesta.

4.3.1 AVALIAÇÃO

A BNC possui um SRI (Sistema de recuperação da informação) de grau satisfatório, porém se faz necessário alguns ajustes, pois não há boas remissivas, e existe uma baixa precisão e alta revogação de termos.

4.3.2 CAMPOS DE ASSUNTO DO FORMATO MARC

Foi identificado a criação de um tesauro e o uso de termos com letras maiúsculas e minúsculas para a definição de termos na busca como forma de seguir a norma de língua castelhana, terá sua inicial em letra maiúscula. No caso dos demais termos, caso as palavras sejam nomes próprios, as primeiras letras das palavras serão maiúsculas; caso o termo seja um nome comum, será utilizado o termo em minúsculo, o programa utilizado tem um único campo, separando os termos por vírgulas e caso o indexador não encontre termos apropriados pode sugerir termos na lista “Sugestão de Termos Candidatos” utilizado termos corriqueiros

4.3.3 INTERFACE DE CONSULTA (BROWSING)

As consultas dos materiais da BNC podem ser realizados por meio da barra de navegação do site a qual antes deve se selecionar uma das sub áreas, são elas:, BNC (OPAC): Você pode consultar todas as coleções bibliográficas da Biblioteca Nacional da Colômbia: Livro, Manuscrito, Mapa, Material visual, Música, Serial, Arquivos multimídia. Biblioteca Digital: Aqui você encontrará, através de acesso gratuito e diferentes recursos de informação do século XVI até o presente. RNBP: Você pode encontrar as doações entregues às bibliotecas em formato físico e digital. Heritage Collective:Este é um projeto de registros patrimoniais colombianos que envolve trabalho entre os setores público e privado. E por fim o Catálogo de Autoridades: Ele permite que qualquer instituição ou usuário consulte as formas de descrever, nomear e catalogar corretamente, de acordo com as regras internacionais, as autoridades de pessoas, empresas e reuniões.

4.3.4 ESTRÁTEGIA DE BUSCA

A busca pode ser feita no site da biblioteca da BNC ou no tesauro que a biblioteca possui, em que o sistema abrirá uma caixa de diálogo, onde a pesquisa é feita na base Tecad 1.0 por ser a mais nova versão de tesauro da biblioteca, e que possui termos revisados.

4.3.5 FORMA DE SAÍDA DOS DADOS

A biblioteca nacional da Colômbia segue em seu SRI a seguinte apresentação de resultados: por ordenação alfabética de autores, tipologia, data, e RNBP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com