TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.

Trabalho Universitário: SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.617 Palavras (11 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE SANTO ANTÔNIO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.

CRISTINEIDE MENDES

SARA VILLA FLOR

JOSÉ NILTON DOS SANTOS

DAGMAR DA PAIXÃO

DANIELA ROCHA

Alagoinhas - BA

2013

CRISTINEIDE MENDES

SARA VILLA FLOR

JOSÉ NILTON DOS SANTOS

DAGMAR DA PAIXÃO

DANIELA ROCHA

SISTEMA LOGÍSTICO DA NATURA COSMÉTICOS S.A.

Trabalho apresentado à Faculdade Santo Antonio, como requisito para obtenção de nota parcial da I unidade da disciplina Logística empresarial e Administração de Materiais, ministrado pelo Prof.º Leandro Farias.

Alagoinhas - BA

2013

Introdução

A paixão do povo brasileiro pelos cosméticos é inegável. A Natura surge tendo como foco a qualidade dos seus produtos, e também a força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. É movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.

A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro. As vendas diretas representam o principal canal de distribuição dos produtos Natura, composta por uma rede de 355.000 revendedoras autônomas no Brasil sem relação empregatícia com a empresa, atingindo mais de 5.000 municípios.

A empresa está presente na Argentina, Peru e Chile, alcançando a marca de aproximadamente 26.000 revendedores no exterior. Na Bolívia, a empresa vende seus produtos através de um distribuidor independente.

Histórico

A empresa foi criada em 1969, quando Antonio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo dispondo somente de 7 funcionários. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas, obtendo grande êxito. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil.

Em 1999, comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.

Com a expansão em ascensão, o mercado exterior foi alcançado não somente na América como também na Europa.

Em 2001, inaugurou o complexo industrial de Cajamar no estado de São Paulo para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações proporcionando qualidade e eficiência na produtividade.

Desde sua origem, a Natura sempre se inspirou em duas paixões fundamentais: a cosmética, como veículo de autoconhecimento e de transformação na vida das pessoas, e as relações humanas, como grande expressão da vida.

Valores

A Natura tem como razão de ser a promoção do Bem Estar Bem, que é a relação harmoniosa do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o mundo do qual fazemos parte.

Sua visão de mundo define-se por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, pois será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.

Responsabilidade Social

A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos.

Têm a preocupação com a sustentabilidade gravada em seu DNA desde o nascimento. Num tempo onde conceitos como “responsabilidade social” e “sustentabilidade” nem sequer haviam sido definidos formalmente.

Dentre as suas atividades sustentáveis temos:

• Recolhimento de embalagens;

• Abolição de testes em animais;

• Projeto de redução de gases: Carbono Neutro. (Troca de micro-ônibus a diesel por carros movidos a gás natural, substituição do álcool, por álcool orgânico);

• Utilização de material reciclado nos frascos.

A empresa busca disseminar a cultura da responsabilidade ambiental, individual e coletiva, entre colaboradores, equipes de vendas, fornecedores, prestadores de serviços e consumidores. Capacita colaboradores para a prática da sustentabilidade nas atividades profissionais e estende esse compromisso às parcerias com fornecedores, inclusive por meio de cláusulas contratuais.

O investimento em pesquisas de novos conhecimentos e tecnologias para viabilizar o seu negócio e a sustentabilidade em suas ações, permitiu o lançamento em 2006 do Programa Natura Campus que é a materialização das Redes de Inovação da Natura com a comunidade científica buscando confirmar o aprendizado e a construção do relacionamento valoroso entre uma empresa e as instituições de ciência e tecnologia onde ambas têm em comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com