TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA NERVOSO

Por:   •  5/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA NERVOSO ( SN )

Basicamente o tecido nervoso compreende dois tipos de células os neurônios e as células. Essa ultima ocupam os espaços entre os neurônios, com funções de sustentação, revestimento ou isolamento, modulação da atividade neuronal e defesa.

NEURÔNIO

E a unidade morfofuncional do SN.

MEDULA ESPINHAL

A medula espinhal e uma estrutura cilíndrica que se aloja no canal vertebral, sem ocupa-lo totalmente. No homem, mede aproximadamente 45 cm, e né pouco menor na mulher. A substancia cinzenta apresenta a forma de H onde identificamos as colunas posterior, anterior e intermédia. A substancia branca da medula e formada por fibras, a maioria delas mielínicas. Estas fibras sobem e descem na medula espinhal podendo ser agrupadas em três funículos: anterior, lateral e posterior.

O canal medular contem apenas as meninges e as raízes nervosas dos últimos nervos espinais e que se dispõem em torno do cone medular e do filamento de cauda equina.

ENVOLTORIOS DA MEDULA ESPINHAL

A medula espinhal e envolvida por membranas fibrosa denominadas meninges, que são: dura-máter, aracnoide-máter e pia-máter.

A dura-mater e a mais expressa, mais externa e mais resistente, envolvendo a medula como um dedo de luva, o saco dural, cranial mente, a dera-mater continua-se com a dura-mater craniana.

A aracnoide situa-se entre a dura-mater e a pia-mater, compreendendo um folheto justaposto a dura-mater e uma profusão de trabéculas, que une este folheto a pia-mater.

A pia-mater e a membrana mais delgada e mais interna, aderente ao tecido nervoso da medula espinal. Quando a medula espinhal terminal no cone medular, a pia-mater continua caudalmente, formando um filamento esbranquiçado denominado filamento terminal. De cada lado da medula espinhal, a pia-mater forma uma prega longitudinal, o ligamento denticulado, que se dispõe em um plano frontal ao longo da toda a extensão da medula espinhal e são seus elementos de fixação.

Espaço Epidural: situa-se entre a dura-mater e o periósteo do canal vertebral: contém tecido adiposo e o plexo venoso interno.

Espaço subdural: situa-se entre a dura-mater e a aracnoide-mater contem pequenas quantidades de liquido, suficiente para evitar a aderência das superfícies.

Espaço subatscnóideo: situa-se entre a aracnoide e a pia-mater, contem um liquido o líquor ou liquido cerebrospinal.

TRONCO ENCEFALICO

Interpõe-se entre a medula espinal e o diencéfalo e situa-se anteriormente ao cérebro. No tronco encefálico, o bulbo é cauda, o mesencéfalo e cranial e a ponte situa-se entre ambos.

Na sua constituição, entram corpos de neurônios, que se agrupam em núcleos, e fibras nervosas agrupadas em feixes denominados tratos, fascículos ou lemniscos.

BULBO

Cranial mente o bulbo esta separando da parte pelo sulco bulbopontino, visível no contorno anterior do tronco encefálico. Os sulcos existentes na superfície de medula continuam se no bulbo e delimitam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com