TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA OFENSIVO NO BASQUETEBOL

Dissertações: SISTEMA OFENSIVO NO BASQUETEBOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  48.281 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Ofensivo 4:2

É um sistema com quatro jogadores atuando à frente da área de tiro livre e dois infiltrando à frente da área, colocados na faixa central da baliza, próximos da linha da área do goleiro.

Dos quatro jogadores que atuam fora da área de tiro livre, dois são responsáveis pela armação das jogadas e se utilizam dos arremessos de longa distância nas possíveis finalizações. Os outros dois são os pontas que atuam nas faixas laterais da quadra, procurando participar da armação da jogada, quando esta está do seu lado, no lado contrário procuram se desmarcar, ficando um contra um, o que lhes possibilita a penetração pelas laterais, utilizando os arremessos com saltos e quedas.

Tática

Os pivôs se movimentam em função da bola, lado a lado, o que está do lado da armação da jogada, desce mais lateralmente, mas sem embolar e o outro pode até sair um pouco, facilitando o recebimento dos passes e possibilitando a formação de corredores. ;E um sistema com aplicação contra a defesa nos sistemas 6:0, 5:1, 3:2:1.

Sistema Defensivo 4:2

Sistema composto por duas linhas laterais. A primeira linha é composta por dois jogadores próximos à linha de nove metros e a segunda linha é composta por quatro jogadores próximos a linha de seis metros. Os defensores da primeira linha utilizarão movimentos laterais, impedindo as infiltrações dos atacantes. Os defensores da segunda linha utilizarão movimentos laterais, para frente e parta trás e diagonais, evitando arremessos de longa e média distância e ainda procurarão interceptar passes ou dificultar a execução dos mesmos..

Geralmente é utilizado contra ataque com dois pivôs e dois bons armadores.

Utiliza-se este sistema contra equipes com dois especialistas em arremessos de meia distância e cujos jogadores de seis metros não tem quaisquer capacidades especiais no jogo.

VANTAGENS

- Pode ser bem utilizado contra um ataque com dois pivôs;

- Forte na zona central;

- Tem amplitude e profundidade;

- Dificulta arremessos de curta e longa distância;

- Dificulta passes.

DESVANTAGENS

- Fraca contra ataque 3:3;

- Facilita os ataques dos pivôs;

- Cobre bem a zona central da defesa com sua amplitude e profundidade.

Ataque zonal 4:2

Equipes que jogam com dois pivôs, organizam-se de forma diferente, geralmente com dois armadores mais lateralizados e dois armadores dividindo a faixa central da quadra, enquanto os pivôs jogam ou na segunda linha ofensiva, ou circulando entre as duas, jogando assim num sistema 4:2.

Dessa forma, os postos específicos ofensivos do handebol tradicionalmente são: armadores central, esquerdo e direito; pontas esquerdas e direitas; pivôs e goleiro (que pode atuar em qualquer um desses postos específicos).

Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com