TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SITP - Sistemas Integrados De Transporte Público

Pesquisas Acadêmicas: SITP - Sistemas Integrados De Transporte Público. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  2.975 Palavras (12 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO

SITP

1. INTRODUÇÃO

Com o continuo e inevitável crescimento das cidades, os modos de transporte têm a necessidade de crescer da mesma maneira como cresce a demanda da população, aparecendo novos sistemas de transporte tanto motorizados como não motorizados e aumentando a frota de veículos particulares. Este crescimento sem planejamento adequado produz problemas significativos na operação do transporte público tradicional. O excesso da oferta, perda no nível de serviço, desigualdade no custo das tarifas, aumento no tempo dedicado as viagens e congestionamento são apenas alguns dos malefícios que afetam diretamente os usuários.

Neste sentido, entende-se que para que o setor de transporte seja unificado é necessária uma intervenção com a finalidade de reorganizá-lo e assim criar condições de oferecer uma oferta mais atrativa de transporte público, contribuindo para a acessibilidade e bom gerenciamento da mobilidade nas cidades em desenvolvimento.

O recurso do transporte de uma área urbana consiste em conjunto de vias, trilhos, trânsito de veículos, automóveis, estacionamentos, ciclovias, e caminhos para pedestres, todos estes recursos geram opções de modos de viagens urbanas.

Trem, ônibus e BRT como transportes em massa, transporte leve em veículos individuais, carro particular como transporte privado. Estes modos funcionam de forma independente e podem se tornar ineficientes na medida em que a demanda aumente, portanto, a inclusão dos sistemas de integração modal é um caminho para a organização e modernização do transporte público nas cidades em desenvolvimento.

2. INTEGRAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO

Os sistemas integrados de transporte público são um conjunto de ferramentas tecnológicas, de infraestrutura, oferta de veículos de transporte e planejamento que parte da procura por soluções aos problemas existentes no sistema tradicional de transporte público, também procura dar aos usuários as melhores condições de mobilidade e economia tanto em dinheiro como em tempo, assim como motivá-los a utilizar o transporte público para diminuir os índices de congestionamento, motorização e contaminação presente na maioria das grandes cidades.

A implantação dos sistemas de integração modal é uma contribuição significativa à problemática do transporte, no entanto, existem outras medidas que devem executar-se paralelamente, com a finalidade de complementar e ajudar ao desempenho do gerenciamento da mobilidade nas cidades que estão em processo de desenvolvimento.

Com o intuito de estimular as viagens em transporte público, bicicleta, a pé e desestimular o uso do veículo particular, melhorando assim a mobilidade das cidades e contribuindo para um meio ambiente sustentável é que adotam-se medidas como a flexibilização dos horários de trabalho, adoção de estacionamentos estratégicos integrados a outros modos de transporte coletivo, políticas de restrição veicular, estimulo ao transporte compartilhado, uso de tecnologias inteligentes em transporte (ITS), entre outros.

2.1 Objetivos dos sistemas integrados

O sistema de integração modal tem como objetivo realizar a conexão dos modos existentes na cidade, funciona através da união das tarifas, redução do tempo de viagem garantindo a mobilidade e acessibilidade dos usuários.

Os objetivos principais do processo da integração são:

- Estabelecer uma operação unificada com todos os modos e meios de transporte público e

privado;

- Acabar com o excesso da oferta e abranger a maior quantidade de zonas;

- Oferecer benefícios combinados com o planejamento, as compras e o marketing utilizando as instalações conjuntas;

- Garantir que os usuários do transporte possam fazer sua viagem com uma tarifa unificada transferindo-se de modo eficaz e confortavelmente entre os diferentes modos e serviços de transporte.

Obs.: Para a Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP a integração, concebida

como um sistema funcionando em rede é um procedimento de organização operacional com os seguintes objetivos:

- Otimizar os recursos utilizados no transporte, racionalizando seu uso e reduzindo seus

custos;

- Racionalizar o uso do espaço viário melhorando a circulação urbana;

- Melhorar a qualidade de vida urbana e a preservação ambiental, na medida em que racionaliza o uso de fontes energéticas não renováveis.

Ressalta-se a incidência que este sistema tem para a sociedade, gerando mudanças de hábitos e no contorno urbano devido às novas infraestruturas e a nova forma como os usuários se transportam pela cidade.

O universo da população é beneficiado com uma operação conjunta de todos os serviços, públicos ou privados, que elimina duplicações desnecessárias, possibilita a transferência eficaz e confortável entre os diferentes modos a uma única tarifa, estende a disponibilidade de serviço e melhora as condições viárias, a unificação e integração da tarifa é um dos elementos chaves da integração modal, e a correta implantação pode garantir em grande parte a eficácia do sistema.

2.2 Níveis da integração

A integração de um sistema modal acontece em três níveis, institucional, operacional e física:

A integração institucional se refere à criação de uma estrutura organizacional dentro da qual o planejamento e a operação de serviços de transporte podem ser realizados em conjunto.

A integração operacional envolve a aplicação de técnicas de gerenciamento para aperfeiçoar a alocação dos recursos do transporte e coordenar serviços.

A integração física se refere à provisão de instalações de uso comum e equipamento para

Operação e manutenção do sistema.

3 SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE TRANSPORTE -

EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

3.1 São Paulo - Brasil

A cidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com