TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SKATE

Projeto de pesquisa: SKATE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

Com diversas modalidades, o skate vem sendo bem difundido no Brasil, tanto no lazer como na competição, e já é um dos esportes mais praticados no país.

O praticante de skate tem muitos benefícios para a sua saúde, com movimentos rápidos que exige força e equilibrio, ainda desenvolve outros fatores importantes para o desempenho do esporte.

Por outro lado o skatista ainda sofre preconceitos por praticar o esporte, sendo tachados de vandalos, desocupados, drogados e ainda por encomodar a vizinhaça por causa do barulho que faz.

Portanto, o skate é um esporte que vem crescendo muito, mais ainda existe muitas pessoas que são contra a prática desse esporte pelos seus filhos, por estar associado a pontos negativos perante a sociedade, esquecendo do lado positivo do esporte e que quando bem orientado por profissionais capacitados, leva benefícios ao ser humano.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 4

2- REFERENCIAL TEÓRICO 5

2.1- SKATE COMO DESPORTO DE PARTICIPAÇÃO 5

2.2- SEGURANÇA NA PRÁTICA 5

2.3- MODALIDADES DO SKATE 6

2.4- BENEFÍCIOS DO SKATE......................................................................................7

2.5- PRECONCEITO.....................................................................................................9

3- EXERCÍCIOS...........................................................................................................10

4- CONCLUSÃO..........................................................................................................11

5- REFERÊNCIAS.......................................................................................................12

1- INTRODUÇÃO

Fundado na Califórnia na década de 60 por surfistas, que queriam aventurar-se não somente nas ondas mas nas ruas também , esvaziaram piscinas e nos dias sem ondas pegaram seu pedaço de madeira e rodas de patins e começaram a realizar manobras ali mesmo.

O skate é um esporte radical de diversos tipos de modalidades para a prática, tanto para o lazer como para competição. Apesar de poucos locais apropriados para a prática no Brasil, os skatistas improvisam andando nas ruas, asfaltos, morros, utilizando suas estruturas para executarem manobras.

É um dos esportes mais praticados no Brasil, apesar de sofrer muito com o preconceito. Praticantes são taxados como drogados, vagabundos... Existindo até leis que proibem o skate nas ruas. Poucos sabem dos seus benefícios, que além de ser bom fisicamente, o skatista adota um estilo de vida, segue uma filosofia e trabalha muito com a sociabilização.

2- REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 SKATE COMO DESPORTO DE PARTICIPAÇÃO

O skate é um dos esportes mais praticados no Brasil, levando em consideração que ele pode ser praticado em quase todos os lugares, e principalmente nas ruas das grandes metrópoles. Ele também possui um fator muito importante em qualquer esporte, à filosofia de vida.

Em qualquer esporte de participação é essencial que haja o interesse, o prazer e a qualidade de vida que ele traz consigo. Este esporte possui vários estilos que se encaixam em todos os perfis, gordinhos, altos, meninas e meninos podem praticá-lo sem qualquer problema. Este fator de igualdade traz com ele o poder de inserir o praticante em um grupo.

2.2 SEGURANÇA NA PRÁTICA

Na prática de qualquer modalidade e em qualquer dimensão é necessário à preocupação com a segurança de seu praticante, principalmente em um esporte que em qualquer desequilíbrio você rala o joelho ou cai de costas, a brincadeira pode acabar rápido se não houver todas as precauções.

Os equipamentos básicos são capacete, joelheira, cotoveleira e luva. Além destes uma peça de roupa que faz total diferença é a calça jeans que protege muito contra as fissuras e ralados após as quedas. Outro risco muito grande são as fraturas cranianas, por isto é tão importante o uso do capacete.

Andar de skate é muito bom e a sensação de liberdade é ótima, mas não podemos nunca se esquecer de como é importante o uso de equipamentos de segurança, pois andar de skate é sinônimo de tombos.

2.3 MODALIDADES DO SKATE

O skate possui várias modalidades:

• Street: é a modalidade mais praticada no Brasil, pois baseia-se em obstáculos encontrados na rua, como corrimões, paredes inclinadas e escadarias. Mas também pode ser praticada em pistas que simulam situações encontradas na rua.

• Freestyle: praticada no solo onde o skatista apresente várias manobras em sequência.

• High jump: o skatista salta passando por cima de obstáculos.

• Slalom: o skatista usa um skate menor e mais estreito, ele faz ziguezague para passar o mais rápido os cones.

• Big Air: é a modalidade mais recente criada, o skatista desce de uma rampa em alta velocidade, realiza uma manobra e desce em outra rampa.

• Overal: é um termo utilizado onde o skatistas praticam mais que três modalidades no skate.

• Mountainboard: utiliza um skate maior e com rodas de pneu, ela é praticada em terrenos de terra ou grama.

• Fingerboard (skate de dedo): é uma réplica de um skate convencional feita em 10 centímetros.

Dentro do skate há modalidades de downhiill (montanha abaixo), existem ladeiras que chegam a 110km/h, são divididas em:

• Stand up: consiste em descer uma ladeira com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com