TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REPRESENTAÇÃO DO SKATE NA PUBLICIDADE

Por:   •  21/2/2018  •  Monografia  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 15

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Jacareí

2017


CAMILA SILVA[pic 6]

[pic 7]

A representação do skate NA PUBLICIDADE

Projeto apresentado ao Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Jacareí. Orientado pela professora Camila Oliveira.


JACAREÍ

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O Problema        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 Objetivo Geral ou Primário        6

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

4.1 A História do Skate no Brasil        9

4.2 Marketing Esportivo        9

4.3 Patrocínio Esportivo        9

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        14

REFERÊNCIAS        15


1 INTRODUÇÃO

O esporte está em todos os lugares, nos gramados, nas quadras, no mar, no ar e sobre rodas – O esporte possui uma pluralidade de práticas e lugares, atualmente é facilmente encontrando na televisão, jornais, revistas e estrelando em outdoors de campanhas publicitárias pelas ruas da cidade. O skate que tem sua história calcada sob os movimentos urbanos como expressão de uma revolução cultural a famigerada contracultura, e hoje se encontra denominado como pratica esportiva e a partir de 2020 como modalidade olímpica.

Todavia, apesar do skate e os atletas (skatistas) serem amplamente conhecidos entre os adeptos da prática, dentro da publicidade que não é de produtos voltados para o skate isto não ocorre, pois há registros de inúmeras marcas que se utilizam da imagem, do conceito do skate e do skatista, mas não valorizam o atleta, e em alguns casos o atleta nem mesmo é creditado na campanha publicitária, que por vezes é cortada para um modelo comum no lugar de skatistas profissionais, dificultando o relacionamento de patrocínio das empresas com os atletas. Isto se daria por aspectos culturais, sociais ou econômicos?

O marketing esportivo que segundo Shank (2002) “é a aplicação especifica dos princípios e processos de marketing aos produtos esportivo e ao marketing de produtos não esportivos por meio da associação com o esporte”, por meio da publicidade tradicional usa a imagem do skate para falar com o público que é adepto da prática, no entanto a publicidade das marcas de produtos voltados para o público do skate é amplamente difundida, a ausência de representação consiste em trazer para a publicidade tradicional o conceito do skate da mesma forma que acontece com outros esportes, para que o skate se torne profissional e que os atletas possam viver dele.

Deste modo, o estudo busca através da abordagem do panorama histórico, cultural e mercadológico do esporte e do skate, compreender os fatores que excluem a representatividade do skatista nas mídias publicitárias tradicionais e que abrem um leque de questionamentos das causas dessa exclusão e como esses fatores influenciam na relação de patrocínio das empresas com os atletas.

  1. O Problema

Desde muito tempo as campanhas publicitárias de esporte arrancavam suspiro e lágrimas dos espectadores, por trabalhar visceralmente com apelo a luta e motivação do atleta em conquistar a glória. Mas, e quando a publicidade faz o papel inverso no cenário do esporte? A partir desta premissa surgiram outros questionamentos sobre qual é a representação do skate na publicidade? bem como, o que faz o skatista não ter a mesma relevância na publicidade como os atletas de outras modalidades? O quanto à ausência de representatividade afeta o patrocínio do skatista? Está ausência está relacionada a fatores culturais e econômicos?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Analisar como se dá a representação do skate e do skatista dentro da publicidade.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Analisar a história do Skate;
  • Compreender a relação do esporte com a publicidade, sob o panorama cultural e econômico;
  • Analisar campanhas publicitárias que fazem uso da imagem do Skate das marcas Nescau, Bauducco e Nissan;
  • Sintetizar a relação da publicidade com o patrocínio.

3 JUSTIFICATIVA

O esporte há tempos deixou de ser apenas entretenimento, e tornou-se um negócio altamente lucrativo, movimentando em grande escala a economia nacional. Muitas empresas com nichos diversificados que vão desde alimentos á produtos de higiene pessoal fazem uso do reconhecimento dos atletas através do esporte para se promoverem e para que seus produtos cheguem ao maior número de consumidores.

Se observarmos que um atleta é usado para vender presunto e linguiça nas mídias publicitárias, surgem questões que se fazem necessárias à análise das dinâmicas que envolvem o esporte dentro da publicidade. E como as marcas usam a imagem do esporte.

A escolha do Skate como objeto de pesquisa se deu, pelo fato de que apesar de ser um esporte olímpico com inúmeros adepto, grande parte da publicidade que faz uso da sua imagem não dá créditos ao atleta e acaba por retratar o esporte como um movimento urbano. A forma como o marketing esportivo atua em consonância com a publicidade tradicional traduzindo o retrato da representação do skate nos espaços publicitários.

Segundo Adorno (1999) na “Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais”. Desta forma podemos hipoteticamente postular que o skate é muito mais lucrativo como negócio de segmento cultural do que esportivo, em razão da história do skate está intrinsecamente atrelada à juventude. Dados do Ibope (2012), 61% dos jovens entre 18 e 30 anos que detém poder de compras, o fazem mensalmente, somando o montante de R$ 32 bilhões anualmente, Radar Jovem (2013). Portanto a juvenização do skate como moda e Lifestyle em uma visão mercadológica é muito mais lucrativa do que sua esportização profissional. A aspiração de encontrar respostas para estes fatos é o que motiva a delimitação da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com