TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE DE CONSUMO: INDÚSTRIA DE MASSA E CULTURA DE MASSA

Trabalho Universitário: SOCIEDADE DE CONSUMO: INDÚSTRIA DE MASSA E CULTURA DE MASSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE DE CONSUMO: INDÚSTRIA DE MASSA E CULTURA DE MASSA

A sociedade que vivenciamos hoje tem como uma de suas principais características o consumismo. Consumir, ainda que não se tenha necessidade, é uma constante no mundo atual. É nesse cenário que surgem os fenômenos denominados de Indústria de Massa e Cultura de Massa, cujos conceitos serão aqui explanados.

Por Indústria de Massa entende-se a somatória de empresas e instituições que têm como principal atividade econômica a produção de cultura com fins lucrativos. Neste universo pode-se incluir o jornal, a revista, o rádio, a TV, ou qualquer outro meio que produza cultura com objetivo de obter lucro. Para tanto, faz-se necessário que esta produção atinja um grande número de pessoas para que o volume financeiro captado seja compensador. É nessa perspectiva que a cultura de massa faz sentido.

Antes de prosseguirmos temos que esclarecer alguns termos dentro de seu contexto histórico. Num primeiro momento precisamos distinguir que cultura de massa não é o mesmo que cultura popular.

Por cultura popular entende-se o conjunto das tradições, costumes, crenças, princípios, enfim, é o modo de viver de um determinado povo. De acordo com Fidelis:

... a cultura popular tem suas raízes nas tradições, nos princípios, nos costumes, no modo de ser daquele povo. Desta forma, cada povo produz, por exemplo, uma arte peculiar, reflexo de suas específicas qualidades necessariamente diversa das artes de outros povos. (FIDELIS, 2008, p.1)

Ao contrário, quando vemos a definição de cultura de massa, segundo Bosi, a diferença é nítida: “A cultura de massa, diferentemente do folclore, não tem raízes na vivência cotidiana do homem da rua, ela produz moda”.(BOSI, 2008, p. 95)

Na cultura de massa os modismos, sejam eles referentes à música, roupas, sapatos, cortes de cabelo, modo de andar, etc, são ditados pelos meios de comunicação, igualando os “gostos” no oriente e ocidente, uma “massa” só, sem atitude crítica frente ao que vai sendo oferecido e, pior ainda, consumido.

Alfredo Bosi comparando cultura de massa e cultura popular faz a seguinte análise;

O poder econômico expansivo dos meios de comunicação, parece ter abolido, em vários momentos e lugares, as manifestações da cultura popular, reduzindo-as para a função de folclore para turismo. Tal é a penetração de certos programas de rádio e TV junto às classes pobre, tal é a aparência de modernização que cobre a vida do povo em todo o território brasileiro, que à primeira vista, parece não ter sobrado mais nenhum espaço próprio para os modos de ser, de pensar e falar, em suma, viver, tradicional-populares...

A cultura de massa entra na casa do caboclo e do trabalhador de periferia ocupando-lhe as horas de lazer em que poderiam desenvolver uma forma criativa de auto-expressão: eis aí seu primeiro tento. Em outro plano, a cultura de massa aproveita-se dos aspectos diferenciados da vida popular e os explora sob a categoria de reportagem popularesca e turismo. O vampirsmo é assim duplo e crescente: destrói-se por dentro o tempo próprio da cultura popular e exibe-se para consumo do telespectador, o que restou desse tempo, no artesanato, nas festas, nos ritos (BOSI, 1992, p.328).

Percebe-se que, ao contrário da cultura popular que vai sendo tecida, por anos e anos, através do cotidiano e história de um povo, a cultura de massa é uma cultura imposta. Ela se dá com tanta velocidade e é tão fugaz que sem que se perceba ela se impõe e se estabelece, especialmente para o público mais jovem.

Como já citado, a cultura de massa se estabelece com a Indústria Cultural, que surge em resposta às mudanças ocorridas no século XIX, fruto do modelo capitalista monopolista que se iniciou no século XIX e se estabeleceu no século XX. Entre estas mudanças temos a criação dos grandes monopólios econômicos formando blocos resistentes à concorrência, à procura de mercado consumidor. Temos também o aumento da classe média, que necessitava ser direcionada antes que se organizasse e viesse a criar problemas, especialmente, para o Estado.

É na confluência desses fenômenos que se dá a necessidade de uma Indústria de Massa. Uma indústria que desenvolvesse basicamente duas funções: vendesse os produtos, acumulando riquezas para os conglomerados e ao mesmo tempo apascentasse a massa trabalhadora, através da ideologia. Fonseca ilustra bem o momento

Sob

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com