TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura de massa

Projeto de pesquisa: Cultura de massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 9

UNIDADE CENTRO DE PORTO ALEGRE/RS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TUTOR Á DISTANCIA: Prof. Ma. Cláudia Regina Benedetti

PORTO ALEGRE

2012

SUMÁRIO

Página

1.INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………. 3

ETAPA 1

2. CULTURA 4

2.1 Cultura de Massa ……………………………………………………………………. 4

2.2 Cultura Material e Não Material ……………………………………………………. 4

2.3 Etnocentrismo ………………………………………………………………….......... 4

2.4 Aculturação …………………………………………………………………………... 4

2.5 Subcultura ……………………………………………………………………………. 4

2.6 Símbolos e Normas …………………………………………………………………... 5

2.7 As funções da cultura são ……………………………………………………………. 5

3. Indivíduo ………………………………………………………………………………. 5

4. Sociedade ……………………………………………………………………………… 5

ETAPA 2

5. Trabalho, Consumo e Sociedade................................................................................... 6

6. Interações sociais são existentes no cotidiano da sociedade atual. ................................ 6

ETAPA 3

7. Desigualdade Social....................................................................................................... 7

....................................................................................................... 8

ETAPA 4

8. Evolução Tecnologia, Mais agressão à natureza e Regressão da vida Humana ............. 9

9. CONCLUSÃO ................................................................................................................ 10

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como finalidade a comprensão de forma simples e clara da disciplina de Ciências Sociais, compreendendo todas as etapas solicitadas na atividade prática supervisionada (ATPS), mencionadas aqui as etapas para melhor visualização e entendimento.

“Não sou obrigado a falar a língua do meu país mas é impossível agir de outro modo. (…) Aqui está, portanto, um tipo de fatos que apresentam características muito especiais; consistem em maneiras de agir, pensa r e sentir exteriores ao indvíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Por isso, não poderiam ser confudidos com fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações, nem como os fenômenos psíquicos, pois estes só existem na mente dos indíviduos. Constituem, portanto, uma espécie nova de fatos, que devem ser qualificados como sociais” (Émile Durkheim, As regras do método sociológico).

ETAPA 1

2. Cultura

Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana, num senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência e etc...

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

Só o homem possui cultura.

2.1 Cultura de Massa: Pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc.; é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; referem-se aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.

2.2 Cultura Material e Não Material: Não material, compreende o domínio das ideias: a ética, os conhecimentos, as técnicas, os valores, as normas, etc. A cultura material é constituída pelos artefatos e objetos em geral.

2.3 Etnocentrismo: Em Ciência Social, é a tendência humana universal a perceber e julgar culturas e sociedades estranhas através do crivo dos valores da sua própria cultura. Nenhuma cultura pode ser compreendida a partir da “lógica” de outra, pois cada cultura possui sua própria “lógica”. O modo como cada povo organiza suas relações sociais para satisfazer as suas necessidades só pode ser compreendido a partir de si mesmo.

2.4 Aculturação: Processo de transformação de culturas em contato com outras. O modo de vida de muitos povos resulta da fusão de outros modos de vida, isto é, de culturas de outros povos que, por algumas circunstâncias, entraram em contato. A fusão de culturas em contato através da troca de seus padrões e da influência múltipla é denominado, em Sociologia, de aculturação ou transculturação. O resultado desse processo é um produto cultural novo, diferente das matrizes culturais que lhe deram origem.

2.5 Subcultura: Parte de uma cultura – distinta desta pela posse de crenças, valores, normas e padrões de comportamento exclusivos, mas dependentes do todo através da participação de elementos culturais comuns ao todo.

2.6 Símbolos e Normas: De todos os componentes da cultura, símbolos e normas estão entre os mais importantes para a organização social. Entre os símbolos a palavra é o mais importante. Eles estão de tal forma presentes em todos os momentos da vida social que a comunicação verbal é sempre enriquecida de símbolos de outra ordem. Gestos, cores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com