TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS E OS PILARES DA EDUCAÇÃO

Trabalho Escolar: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS E OS PILARES DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  8.858 Visualizações

Página 1 de 5

1. FILME:

Em a Sociedade dos Poetas Mortos, nos é apresentado uma escola dos estados Unidos conservadora onde seus alunos (todos homens) são educados com base em 4 pilares: tradição, hora, disciplina e excelência. É notado que esses alunos não possuem o poder da escolha que é evidenciado no decorrer do filme, mas sim, as escolhas são feitas por seus pais e educadores. O filme focaliza na chegada de um novo professor de inglês, John Keating, que mostra formas de ensino ortodoxas e inovadoras. Ele motiva os alunos a correrem atrás de suas próprias escolhas e logo ganha a confiança de um grupo liderado por Neil Perry, onde numa busca sobre a antiga formação acadêmica do professor, descobrem que ele fazia parte de uma sociedade, e com as novas motivações do professor, decidem continuar com aquela antiga sociedade.

Sobre a forma de ensino de Keating, podemos analisar os quatro pilares da educação de Rubem Alves contida nela, onde cada um é apresentado de uma forma diferente no filme.

No primeiro pilar, temos Aprender a Aprender, onde Rubem fala que, esse tipo de aprendizagem visa não o conhecimento do conteúdo, mas sim um domínio dos próprios conhecimentos. No filme, John mostra aos seus alunos os antigos estudantes da Academia, motivando-os com exemplos de vida e com passagens de poemas, fazendo-os terem uma visão diferente de quem realmente são. A expressão Carpe Diem é um exemplo desses ensinamentos, que tem como sentido “aproveite o dia”. Os alunos são motivados por Keating a fazerem as próprias escolhas e a superarem seus limites.

Já no segundo pilar, Aprender a Fazer, Rubem explica que essa aprendizagem esta mais diretamente ligada ao ensinamento do aluno a utilizar todo o seu conhecimento no mundo, em suas ações. No filme, Todd Anderson é um garoto tímido, onde por incentivo de Keating, cria uma poesia que nem ele mesmo sabia que era capaz de criar. Assim, John Keating nos mostra o segundo pilar, através da dinâmica que ele propõe para Todd.

É observado nas aulas de Keating e observada o estimulo da convivência entre os alunos nas suas aulas, como quando escutavam vários clássicos musicais ou jogavam bola, proporcionando uma maior interatividade entre os alunos. Aprender a Conviver é basicamente isso de acordo com Rubem Alves, onde a convivência e a interação é um fator extremamente importante para esse tipo de aprendizagem.

Finalmente, Aprender a Ser, como o próprio nome sugere, é a aprendizagem da criação do próprio caráter. Keating motiva seus alunos a vontade do conhecimento, um conhecimento além daqueles apresentados nos livros, fazendo assim, seus alunos a terem suas próprias escolhas, evidenciadas quando um grupo de alunos decidem reviver a sociedade dos poetas mortos, ou quando Neil Perry decide desafiar a autoridade do seu pai, e participar de uma peça de teatro.

Em minha opinião, os quarto pilar é o mais evidenciado no filme, onde os valores são constantemente avaliados pelos próprios alunos e a construção do caráter é evidenciada com o decorrer do filme.

2. VÍDEOS DO RUBEM ALVES

Aprender a Ser

A) Hoje em dia antes mesmo de ensinar muitos dos professores aterrorizam as crianças, levando assim em vez de criar um respeito naquele ambiente, vai surgindo o medo o receio. E depois disso como ensiná-las? Como despertar o interesse dos conteúdos nelas? Muitos se dedicam a falar, mas não se dedicam a escutar está aí um grande problema.

Antes de tudo o professor deve aprender a ouvir o aluno, não só falar, deixar com que o aluno também crie. O professor de matemática pra sanar isso pode trazer jogos que estimulem o raciocínio, o pensamento da criança que ela possa se sentir interessada por aquele conteúdo ali envolvido, músicas pra aprendizagem daquelas tantas fórmulas contidas na matemática, que criança, adolescente ou até mesmo os adultos que não gostam de músicas? Brincadeiras comuns da infância usando artifício matemático.

Aprender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com