TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOECONOMIA E GEOPOLITICA

Casos: SOCIOECONOMIA E GEOPOLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Advinda do imperialismo e da primeira revolução industrial, a hegemonia inglesa se consolidou por volta do início do século XX, e teve seu desfecho ao final da I Guerra Mundial. Enquanto a Inglaterra empenhava-se em investir no êxito da guerra, foi-se criado um lapso no desenvolvimento do país, fazendo assim, com que o Estado precisasse importara matéria prima para tal desenvolvimento dos Estados Unidos da América. Aliada ao alto índice de desenvolvimento americano, devido a toda a exportação para a Inglaterra, houve também o progresso industrial: a segunda revolução industrial, onde consolidava o fordismo e taylorismo (ambos americanos) como forma de produção, que estabeleceram os Estados Unidos da América como hegemonia mundial.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos).

Os principais objetivos a serem concretizados, são baseados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O índice de desenvolvimento humano é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores para os diversos países do mundo. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. É usado para distinguir se o país é desenvolvido, em desenvolvimento ou subdesenvolvido, e para medir igualmente o impacto de políticas econômicas na qualidade de vida. Quanto mais perto de 1, melhor o (IDH) do país.

Assim, conforme pesquisas online, percebemos que entre os anos de 2000 e 2014, o Brasil vem evoluindo seu índice de desenvolvimento humano, apresentando-se atualmente em 79º lugar no ranking mundial. Em razão da mudança de metodologia, não se pode comparar o novo IDH com os índices divulgados em relatórios anteriores. Mas seguindo a nova metodologia, em comparação com os dados recalculados para 2009, o IDH do Brasil mostra uma evolução. O Brasil passou de 0,654 em 2000 para 0,699 em 2010. Segundo o relatório do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), as principais causas do atual progresso foram as mudanças de estatísticas na educação, levando em conta que em 2000, mais da metade da população infantil era analfabeta. Ademais, a redução da pobreza também foi um fator que contribuiu expressivamente para a evolução. Segundo a ONU, os brasileiros ganharam 11,2 anos de expectativa de vida e viram a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com