TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUACOS FAZENDA SAO PEDRO

Artigos Científicos: SUACOS FAZENDA SAO PEDRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ÉTICA NA FAZENDA SÃO PEDRO 4

2.2 A GESTÃO 4

2.3 ECONOMIA........................................................................................................... 6

2.4 A PREOCUPAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS..................................................8

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Temos como objetivo neste trabalho, analisar, com o olhar de um gestor ,o estudo de caso referente à empresa familiar "Sucos Fazenda São Pedro", o qual passa por um importante momento, o de decisão em crescer ou não crescer.

Senhor Oswaldo é o proprietário da fazenda e presidente da empresa de sucos, e tem que tomar uma decisão a qual afeta a opinião de seus dois filhos, os quais tem divergentes opiniões sobre o futuro da Fazenda.

João pretende expandir os negócios com exelentes ideias de como fazê-lo defende a ideia de crescer ou vender a fazenda para uma grande empresa interessada ( mas sem intenção real de vender).

José já está reticente por não ter certeza de que investir em crescimento ser á a melhor saída para a empresa no momento, também com boas idéias de como reduzir custos, melhorar aprodução e se concentrar na região onde já tem dominio de mercado, apesar de afetar seu quadro de colaboradores. Porém a empresa ttem o capital nescessario quaiquer que sejam as extrategias definidas.

Com base nas disciplinas deste bimestre, conforme o que aprendemos em aula, vamos fazer uma analise quanto Modelos de Gestão; Ética, Política e Sociedade; Gestão de Pessoas e Economia.

2 DESENVOLVIMENTO

Em analise a Fazenda São Pedro, colocarei em pauta as questões apresentadas para elaboração do presente trabalho.

O cenário pode incluir os mais variados fatores — janelas de oportunidade

criadas pelo desenvolvimento econômico, mercados a desbravar, aumento da concorrência, sofisticação das expectativas do consumidor, novas regras a obedecer. Saber lidar melhor com eles quem tem a lucidez e a perseverança necessárias para compreendê-los e, mais importante, entender sua própria posição no contexto. Deste modo é possível escolher os melhores caminhos a seguir.

2.1 ÉTICA NA FAZENDA SÃO PEDRO

“A Ética nada mais é do que uma tentativa

racional de procurar viver melhor, de forma

humana, com outros humanos”.

Fernando Savater

A fazenda São Pedro é um empreendimento que é fruto de sonhos e de amor passado por gerações. Ela é idealizada e liderada pelo atual presidente, este, por mais que tente, jamais conseguirá transmitir ou disseminar o seu entusiasmo, seu sonho inicial, sua motivação não fará parte das próximas gerações que herdarão todo o patrimônio, menos os ideais do empreendedor. Percebe-se no contexto atual, que a visão empresarial voltada apenas à obtenção de lucro está cada vez mais enfraquecida e já não conta mais com tantos adeptos. Emerge, então, um novo modo de administrar empresas, caracterizado pela ética e a responsabilidade social. Herdada ao longo dos anos, sendo uma empresa já visitada pelo presidente da época, Getúlio Vargas. Empresa com tradição em Ribeirão Preto, movida por compromissos não só empresariais, mas também familiar. Considerada uma empresa familiar de tradição, a ética da família da empresa não permitiu vendê-la, sendo de comum acordo entre os sócios.

A proposta de José é antiética a tradição da fazenda, demissão de colaboradores que já fazem parte da família afetaria a ética da mesma, além de poder respingar também nos clientes, pois seus maiores consumidores são do mesmo local onde geraria um desemprego com a proposta apresentada.

O segredo aqui é estabelecer regras e normas que ajudem a criar um padrão de qualidade que não mude com a ausência do empreendedor.

Para que isso aconteça as regras devem ser únicas, baseadas nas peculiaridades e necessidades da empresa, respeitando a visão, missão e os valores existentes.

A ética na atualidade, não é apenas uma questão moral, no âmbito organizacional ela tornou-se a garantia de sobrevivência das organizações. O consumidor de hoje é mais informado, mais consciente, e valoriza as empresas que estão preocupadas com questões de interesse social, que respeitam seus colaboradores, que não poluem o meio ambiente, e não sonegam impostos, ou seja, contribuem de forma efetiva com a diminuição das injustiças sociais. A visão de responsabilidade social nas empresas está relacionada aos valores dos seus administradores, onde na empresa em questão, tem valores familiares retratado nas ações corporativas a cultura dos seus fundadores.

De acordo com o texto lido, a Fazenda São Pedro, tem muitos valores éticos vindos de geração. A união da família, o clima organizacional, a estabilidade da empresa/credibilidade, a ética e o compromisso com o cliente, a sinceridade, a honestidade em todo o negócio, a solidariedade com a comunidade e a preocupação com os funcionários.

Com o surgimento de um novo paradigma, as organizações deixam de lado a visão unicamente capitalista, visando o desenvolvimento das pessoas e oferecendo produtos e serviços “éticos” a comunidade através do exercício da cidadania. Esta estratégia consiste em promover o desenvolvimento de ações de cunho social que visem o bem estar da sociedade e não apenas a obtenção de riquezas. Trabalhando a conscientização dos gestores da empresa.

Observa-se que a cultura organizacional da empresa, além de formar valores e crenças, interfere ativamente nas negociações de administração que essa empresa possui, tanto com clientes quanto com fornecedores.

2.2 A GESTÃO

Este trabalho discute alguns dos principais aspectos relacionados com a administração das empresas familiares, culminando com o estudo do caso da Fazenda São Pedro.

Sendo a mesma uma empresa âmbito de familiar, vemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com