TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Trabalho Escolar: SUPPLY CHAIN MANAGEMENT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Em uma sociedade altamente competitiva, onde as empresas necessitam estar a todo o momento inovando para vencer a concorrência, onde o consumidor esta cada vez mais exigente em relação ao produto adquirido, esse novo conceito vem sendo bastante explorados por administradores,

No Brasil, a onda de SCM começou a espalhar-se no final da década de 90, implusionada pelo movimento da logística integrada que vem-se acelerando no país. Maior prova disso é o movimento ECR Brasil, iniciado em meados de 1997m e que só em novembro de 1998 apresentou os primeiros resultados da fase de projetos-pilotos, que apontaram para um grande potencial de redução de custos. (FIGUEIREDO ET AL, 2014, p.40.)

É possível notarmos que não são muitas as empresas que já conseguiriam o implantar, por se tratar de uma ferramenta que necessita uma grande preparação e entendimento sobre suas barreiras e oportunidades, estando até mesmo nas universidades com o seu conceito ainda está em construção.

Muitas pessoas vêem a Supply Chain como um sinônimo da Logística, porém o mesmo é considerado mais amplo que a logística. Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades (estoque, transporte, movimentação) o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final, essa ferramenta permite que as empresas tenham mais competitividade, e minimize custos, pois o grande e crescente numero de trabalhadores trabalhando em um mesmo ambiente e de coordenação insuficiente faz com que os custos sejam aumentados, assim a solução para esse problema esta na coordenação e sincronização, buscando a cooperação e a troca de informações.

A SCM (Supply Chain Management) abrange diversas áreas, como previsão de demanda, compras, produção, distribuição, estoques e transportes, interagindo nas perspectivas estratégicas, táticas e operacionais. A gestão da cadeia de suprimentos envolve a coordenação da informação, material e, fluxos financeiros entre múltiplas empresas.

Normalmente as atividades inseridas no gerenciamento da cadeia de suprimentos são: processamento de pedidos dos clientes, suprimentos, administração de estoques, planejamento e controle da produção, embalagem, manuseio de materiais, armazenagem, distribuição, transporte, manuseio de mercadorias devolvidas, recuperação e descarte adequado de sucata e bens de pós-consumo e sistemas de informação. Essas atividades podem ser divididas em atividades-chave e atividades de apoio ou suporte. As atividades-chave englobam o processamento de pedidos dos clientes, transporte e administração de estoques, transporte e sistemas de informação. Já as atividades de apoio ou suporte abrangem a armazenagem, manuseio de materiais, suprimentos, embalagem, manuseio de mercadorias devolvidas e também sistemas de informação.

O objetivo principal do Supply Chain Management é criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos para os clientes e acionistas.

Cabe a SCM tomar decisões relacionadas à localização das fábricas, das unidades produtivas, dos centros de distribuição e armazéns, ou seja, da localização da sua rede. Além, decisões de produção, entre elas o que produzir, quais fábricas produzir, ligação dos fornecedores às fábricas e das fábricas aos CDs, também estão no escopo da SCM. Decisões de estoque (gerenciamento, armazéns, estratégia de estoques) e de transporte (modais, trade-offs) também figuram entre aquelas relacionadas a SCM.

Em outras palavras, o SCM representa o esforço da integração dos diversos participantes do canal de distribuição por meio da administração compartilhada de processos-chave de negócios que interligam as diversas unidades organizacionais e membros do canal, desde o consumidor até o fornecedor inicial de matérias-primas. (FIGUEIREDO ET AL , 2014, p.42).

Nesse sentindo o Supply Chain deve abranger todo o processo de uma cadeia de suprimentos, desde a compra de matéria prima até a chegada do produto ao consumidor final, é necessário integrar os processos-chave em toda a cadeia, do consumidor final até os fornecedores de insumos.

A cadeia de suprimentos integrada pode ser descrita como uma rede de organizações formada por meio de ligações nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços que são colocados na mão do consumidor final. Desta forma, um fabricante de camisa é parte da cadeia que se estende para trás, para o tecelão, para o fabricante de fibras, e para frente, através dos distribuidores e varejistas, até o consumidor final. Cada uma dessas organizações na cadeia é dependente da outra por definição e, ainda paradoxalmente, por tradição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com