TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURF E SUA GERAÇÃO DE SERVIÇOS EM FLORIANÓPOLIS

Artigos Científicos: SURF E SUA GERAÇÃO DE SERVIÇOS EM FLORIANÓPOLIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo tem por objetivo mostrar o desenvolvimento e o crescimento na Ilha de Florianópolis gerado pelo segmento Surf. Florianópolis, localizada na Ilha de Santa Catarina é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil, a ilha é composta por 42 praias, sendo 19 apropriadas para o surf. Destaca-se por ser a capital brasileira com o segundo melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2010. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, e Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Local reconhecido pelas belezas naturais e de suas atraentes oportunidades profissionais, e com a qualidade de vida que se pode ter a expectativa de vida em Florianópolis chega a ser de 75,2 anos, acima da média nacional, que é de 72,4, isso por que se têm boas condições de desenvolvimento humano. A cidade soma cerca de 10 mil novos moradores por ano, além de dobrar sua população durante a temporada de verão o que acaba sendo inevitável o crescimento desordenado que acaba gerando, algumas vezes, transtornos a uma parte da população, que por sua vez acaba manifestando sua insatisfação através de comportamentos desagradáveis ou até mesmo de forma violenta. Mas, mesmo assim o crescimento no turismo vem aumentando a cada ano.

O surf é um esporte considerado desportivo que se enquadra parte do grupo das atividades dos esportes radicais. As boas ondas para a prática do surfe são normalmente encontradas no oceano, mas, também podem ser encontradas em lagos, rios e piscinas de ondas.

Quando falamos em surf a primeira coisa que se vem na cabeça é praia, verão, sol, curtição, férias, mas essa associação de valores vai muito além do que uma simples curtida praia ou uma boa onda surfada. Hoje, além de esse esporte ser algo muito prazeroso e agradável, em torno dele gira um mercado de produtos e serviços gigantescos destacamos na área de serviços a parte turística que ele envolve como os Campeonatos de Surf, e a parte social, como o Surf interage com a sociedade. O surf abrange os extremos do perfil cultural, social, e turístico de Florianópolis. O surf como estilo de vida aglomera na ilha um público heterogêneo que tem em comum o amor e a paixão pelo esporte. Campeonatos, atletas, produtos e, acima de tudo, profissionalismo, fizeram a história transformadora da imagem de um surfista, que teve em seu início forte ligação com a de um marginal que não queria nada com nada na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com