TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.665 Palavras (23 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 23

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

REDES DE ENSINO DOCTUM

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI - FUTO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

AYANNDRA PEREIRA DE ALMEIDA

LUIZ AUGUSTO ALVES RODRIGUES

MATHEUS SOARES JESUS

MATHEUS AUGUSTO

MARCELO ALVES BATISTA

NICOLE QUINTAL PRATES

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Teófilo Otoni

2015

INSTITUTO ENSINAR BRASIL

REDES DE ENSINO DOCTUM

FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI - FUTO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL


AYANNDRA PEREIRA DE ALMEIDA

LUIZ AUGUSTO ALVES RODRIGUES

MATHEUS SOARES JESUS

MATHEUS AUGUSTO

MARCELO ALVES BATISTA

NICOLE QUINTAL PRATES

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Projeto de Pesquisa submetido à Professor Raphael Matos Neves, como requisito parcial para o cumprimento da disciplina Integradora II.

Teófilo Otoni

2015

RESUMO: Foi abordado o tema sustentabilidade na construção civil, por ser um tema cada vez através mais divulgado em jornais e reuniões em países nada mais justo pesquisar para saber como a engenharia tem ajudado na preservação do meio ambiente por isso realizamos um estudo aprofundado sobre os seguintes materiais: tijolo ecológico, energia solar e E.P.S. A escolha desses materiais partiu por serem materiais inovadores e muitas obras na nossa região não usam e insiste em usar os materiais tradicionais que agride o meio ambiente e não e nada sustentável a mas porquê? A partir dessa pergunta surgiu a dúvida de porque essa aceitação tão baixa porque diante esse fato estudamos como é feito a fabricação, a utilização e qual o fator positivo que esses materiais têm para preservação do meio ambiente.

Palavras-chave: Meio ambiente, E.P.S, Sustentabilidade,

Introdução

Desde os primórdios de os tempos que o homem vem à procura da evolução, seja na linguagem, nos meios de comunicação ou na sobrevivência. A construção civil, por exemplo, sempre esteve presente no mundo e veio para atender as necessidades básicas de sobrevivência do homem no meio ambiente. Em primeiro momento, não havia muita preocupação com o aprimoramento dessas técnicas. Isso mudou ao passo que o homem se tornou mais exigente e começou a buscar meios para esse aprimoramento.

É importante que se identifique as características técnicas no planejamento de uma construção tais quais: o condicionamento do ar, o solo entre tantos outros. Deve-se também acompanhar passo a passo o planejamento para que o projeto não venha a ser feito de uma forma apressada e sem cautela.

O presente trabalho em questão pretende abordar meios de se obter uma construção sustentável e aborda as seguintes questões: Tijolo ecológico (BTC’s) são tijolos feitos de solo-argila, que são mais usados em regiões quentes e tem um custo final mais em conta que uma construção de tijolos convencionais. EPS (poliestireno expandido) é um material bastante acessível, resistente e de total facilidade em seu manuseio. É utilizado mais em construções pesadas em cima de solos frágeis, bastante resistentes e é muito utilizado também em lajes. Tem-se uma economia maior no final da obra, comparando com uma construção de tijolos próprios para lajes. Energia Solar bem como o nome já sugere é um tipo de energia proveniente do sol. A ideia de introduzir essa energia e pouco cogitada por ter seu custo bem elevado, mas só terá uma visão de economia após alguns anos de uso.

  1. A Sustentabilidade na Construção Civil

O termo sustentabilidade tem duas origens. Onde a primeira, na biologia que se refere a capacidade de recuperação e reprodução dos ecossistemas (uso abusivo dos recursos naturais, desflorestamento, fogo e etc.) ou naturais (terremotos, fogo, maremotos etc).

A segunda linha de sustentabilidade seria na economia, que tem como objetivo o desenvolvimento em face de crescimento ao longo do século XX que o com a expansão econômica mundial não havia a preocupação do meio ambiente.

Até então não havia essa preocupação e percorreu um longo caminho até o pensamento atual, cujas origens mais recentes estão plantadas na década de 1950, quando pela primeira vez a humanidade percebe a existência de um risco ambiental global que na aquela época seria a poluição nuclear fazendo com que a população ficasse mais alerta e chegasse a seguinte conclusão que não estamos restritos a territórios limitados que os maus tratos com o planeta é um mal comum.

Devido esses e outros fatos ocorridos os países vem realizando reuniões um desses exemplos foi o primeiro encontro em Estocolmo 1972 e (Rio-1992) partir daí ganha-se corpo e expressão política na adjetivação, nasce a ideia que o desenvolvimento além de uma preocupação ambiental há também uma preocupação social fruto da percepção de uma crise ambiental global.

Outra área que não pode negar o grande desenvolvimento seria a construção civil devido esse crescimento vem surgindo conselhos um dos principais é o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da construção civil, seja de seus clientes ou seus consumidores. Segundo pesquisas realizadas pelo (CBCS) o setor imobiliário representa cerca de

• 10% do PIB mundial,

• 40% dos materiais consumidos,

• 30% da geração de lixo sólido,

• 20% do consumo de água e

• 35% de toda a energia consumida pela sociedade,

• 80% do consumo é devido ao uso e operação dos edifícios, com relevante impacto nas mudanças climáticas do planeta.

Pensando nisso grandes empresas preocupadas em mostrar para seus clientes uma linha de produtos que não agride o meio ambiente vem crescendo paralelamente fazendo que entrem no mercado produtos esses que vem mudar o gosto e a cultura das pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (463.2 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com