TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sad Sistema De Apoio A Decisao

Trabalho Escolar: Sad Sistema De Apoio A Decisao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Um sistema de informação é parte integrante das organizações, pois transformando informação em conhecimento auxilia no cumprimento desde tarefas rotineiras e simples até as não-rotineiras e complexas. Estas últimas, geralmente, são de competência dos gestores que ditam os rumos das organizações através de suas decisões, ficando claro que o processo decisório continua sendo um dos papéis mais desafiadores de qualquer gerente ou administrador. Visando satisfazer essa prerrogativa, dentre outras, a tecnologia em software evoluiu até o surgimento dos Sistemas de Apoio à Decisão. Alguns autores, como Turban (2004) denominam esse sistema de Sistema de Apoio à Decisão (SAD) e outros como Laudon (2001) de Sistema de Suporte à Decisão (SSD). Importante é saber que esses softwares trabalham com sistemas interativos que, seguindo premissas, oferecem informações e modelos para a solução de questões de cunhos tático e estratégico.

Definições

O Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema baseado em computadores que através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas organizacionais, sua função é apoiar o processo de tomada de decisão em áreas de planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional, sendo isso o que o diferencia dos demais tipos de sistemas de informações. Sua demanda surgiu diante do crescimento competitivo das organizações, pois o SAD é desenvolvido através de dados históricos e experiências individuais que são incorporados como informações úteis possibilitando melhores condições para a tomada de decisão e aumentando as vantagens obtidas pela empresa.

Outras definições:

"Conjunto de procedimentos baseados em modelos para processamento de dados e julgamentos para ajudar a tomar o seu utilizador a tomar decisões." (Little 1970)

"Os SAD podem suportar problemas semi-estruturados e não estruturados" (Moore e Chang 1980)

Histórico:

A necessidade dos SAD surgiu na década de 70, em decorrência de diversos fatores, como por exemplo, os seguintes:

-Competição cada vez maior entre as organizações;

-Necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão;

-Disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações;

-Possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimentos;

-Necessidade de a informática apoiar o processo de planejamento estratégico empresarial.

Esses fatores contribuíram para que as organizações começassem a desenvolver SI que pudessem fornecer informações para auxiliar no processo de tomada de decisão.

Objetivo:

O SAD tem como objetivo “viabilizar a utilização do computador deforma interativa para auxiliar tomadores de decisão a utilizar os dados e modelos nas diversas fases de seu processo decisório”.

-Automatiza tarefas repetitivas;

-Acelera a resolução de problemas;

-Promove o aprendizado;

Características:

o Trabalhar com diversas fontes de dados.

o Variedade nos Relatórios.

o Análise de Sensibilidade, Simulação e Análise de Tomada de Decisão.

o A simulação.

o Os SAD permitem aos decisores trabalhar com problemas semi-estruturados e não estruturados, pois conseguem juntar o pensamento humano e a informação computadorizada.

o Abrangem todas as fases do processo de decisão: identificação, desenho, seleção e implementação.

o São mais utilizados para a resolução de problemas mais complexos, problemas estes que são mais comuns no cotidiano dos executivos.

o Os sistemas devem ser flexíveis para que possam se adaptar a mudanças que ocorram num futuro próximo.

o Os sistemas não podem ficar somente limitados aos executivos das empresas, mas a todos os níveis de gerenciamento da empresa.

o

Estrutura:

“Os componentes de SSD incluem um banco de dados usado para consulta e análise, um sistema de software com modelos, datamining e outras ferramentas analíticas e uma interface com o usuário.” (OLIVEIRA, 2003, p.198). Os principais componentes são:

o O banco de dados SAD que é uma coleção de dados atuais e históricos de uma variedade de sistemas ou grupos. Pode ser um pequeno banco de dados em um computador isolado, coletando dados externos e corporativos, combinando-os para auxiliar na tomada de decisão. Ou ele pode ser um poderoso data warehouse continuamente atualizado por dados organizacionais.

o O sistema de software que pode conter várias ferramentas OLAP, ferramentas de datamining ou uma coleção de modelos matemáticos ou analíticos que podem ser facilmente acessados pelo usuário do SAD.

o A interface do SAD que permite ao usuário interagir com o sistema de software. Geralmente, seus usuários são executivos ou gerentes de corporações e não possuem muita perícia no uso da tecnologia, levando essa interface a ser amigável ao extremo para que o se possa tirar o máximo proveito da ferramenta.

Um modelo de SAD pode ser físico, matemático ou verbal, visto que cada SAD é construído para um propósito, ele poderá fazer diferentes coleções de modelos disponíveis na organização dentro da realidade do propósito desejado. Os modelos mais conhecidos e utilizados são:

o Modelos estatísticos;

o Modelos de otimização;

o Modelos de previsão;

o Modelos de biblioteca e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com