TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneago - PIM III

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.052 Palavras (25 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]                    UNIVERSIDADE PAULISTA

RAIMUNDO LIMA CAVALCANTE JUNIOR – RA 1871533

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SANEAGO: PIM III

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GOIÂNIA

2018

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

 

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAIMUNDO LIMA CAVALCANTE JUNIOR – RA 1871533

 

 

 

 

 

 

 

 

SANEAGO: PIM III

 

 

 

 

 

 

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP Orientador:  

 

 

 

 

 

 

GOIÂNIA

2018

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

 

 

RESUMO

 

A SANEAMENTO DE GOIÁS S.A - SANEAGO (“companhia”), sociedade de economia mista estadual, constituída na forma da Lei Estadual n° 6.680, de 13 de setembro de 1967, de capital autorizado, é regida pelo presente Estatuto Social e pela Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, alterada pela Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001. A SANEAGO tem sede e foro na cidade de Goiânia, capital do Estado  de Goiás,  na Avenida Fued José Sebba, nº 1.245, Setor Jardim Goiás, podendo, à critério do Conselho de Administração criar subsidiárias de caráter regional. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi desenvolver o aprendizado teórico a respeito das disciplinas de RH; Contabilidade e Bioestatística, colocando em prática no desenvolvimento da empresa em questão. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito da empresa SANEAGO  em sites da internet em português. Recursos Humanos: A SANEAGO tem por objetivo social explorar serviços de saneamento básico no Estado de Goiás, mediante concessões, permissões ou autorizações; realizar pesquisa, lavra e comercialização de bens minerais, correlacionados com saneamento básico; fomentar e proteger o meio ambiente nos limites da legislação própria, mediante convênio e/ou colaboração com outros órgãos, e prestar serviços técnicos especializados de saneamento básico. Contabilidade: A SANEAGO é uma sociedade de economia mista de capital aberto, sem ações em circulação e/ou negociação no mercado. A  Companhia  não  tem,  até 2017,  instrumentos  financeiros  destinados  à  negociação  imediata Os instrumentos financeiros estão incluídos na categoria de empréstimos e recebíveis não derivativos, com pagamentos fixos ou determináveis, que não são cotados em um mercado ativo. São títulos gerados na atividade normal da Companhia e que não possuem a característica de negociação em mercados organizados. São apresentados como ativo e passivo circulante, exceto aqueles com prazo de vencimento superior a 12 meses após a data de emissão do balanço, classificados como ativos e passivos não circulantes. Bioestatística: Foram analisados de forma estatística os dados dos números de ligações de água e esgoto em 1000 unidades pelo anos de 2007 à 2015. Conclusão: É de suma importância o desenvolvimento das habilidades desenvolvidas com esse tipo de trabalho.[pic 2]

 

 

Palavras-chave: Saneago; Regimento Interno Saneago; RH Saneago.

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 05

2 RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.......................... 06  

2.1 Assembleia Geral ....................................................................................... 06  

2.2 Subdivisão Presidência................................................................................09

2.3 Superintendência de Recursos Humanos....................................................11  

3 CONTABILIDADE         ................................................................................. 14  

3.1 Principais Julgamentos e Estimativas Contábeis........................................ 14  

3.2 Instrumentos Financeiros............................................................................ 14  

4  ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................. 21  

4.1 Cálculo Água ............................................................................................... 21  

4.2 Cálculo Esgoto ............................................................................................ 22

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 23  

6. REFERÊNCIAS ............................................................................................ 24  

1. INTRODUÇÃO

Gestão pública termo que designa um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou se refere a este. Está relacionado a áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, e outras (NASCIMENTO, 2010).

Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que inferem toda a comunidade. Para tanto, existe “gestão pública” em organizações públicas e privadas, embora não comum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados. Como exemplo são as Organizações não Governamentais (ONGs), que embora sejam juridicamente entidades privadas, muitas vezes objetivam o bem público ao cuidarem de animais, do meio ambiente, e outros (KANAANE; FIEL FILHO; FERREIRA, 2010). A Administração é uma ciência que estuda formas de organizar as coisas, como as organizações se comportam, os padrões das organizações. O setor público é composto por organizações, mas com alguns padrões diferentes das organizações do mercado (empresas). Por exemplo: contabilidade empresarial é totalmente diferente da contabilidade pública, embora se utilizem de técnicas e práticas parecidas. Pode-se dizer, numa comparação mais simples, se utilizam de matemática, se misturam as vezes, mas são bastante diferentes e amplas, justificando um estudo separado (NASCIMENTO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (592.3 Kb)   docx (750.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com