TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento Basico

Pesquisas Acadêmicas: Saneamento Basico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação Ambiental visa fomentar a mobilização e participação

A Educação Ambiental visa fomentar a mobilização e participação dos diversos agentes sociais presentes, no sentido resolver os problemas sanitários e ambientais vivenciados cotidianamente pelo conjunto da população. A Educação Ambiental pode ser vista como um processo de transformação do sujeito, que ao transformar-se, modifica seu entorno e vice-versa. A transformação dos sistemas sociais só é possível mediante a transformação dos seres humanos que os configuram. Os serviços de saneamento estão relacionados de forma indissociável à promoção da qualidade de vida, bem como ao processo de proteção dos ambientes naturais, em especial dos recursos hídricos. Nesse sentido, é imprescindível desenvolver ações educativas que possibilitem a compreensão sistêmica que a questão exige e estimular a participação popular, engajada e consciente, no enfrentamento dessa questão. O processo de educação ambiental em sua vertente transformadora acontece no momento em que a população, ao olhar de forma crítica para os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, reflete sobre os fatores sociais, políticos e econômicos que originaram o atual panorama e busca atuar no seu enfrentamento.

Considerando a importância da temática “Educação Ambiental”, proponha duas ações educativas que venham a contribuir com a melhoria nos serviços de Saneamento Básico. Apresente argumentos que deem suporte a sua resposta.?

O artigo se propõe a relatar uma análise crítica de dois programas governamentais - os Programas de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Fundação Nacional de Saúde, e de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento, do Ministério das Cidades. Os referidos programas visam apoiar ações educativas participativas e a mobilização social em projetos de saneamento. Promovendo uma reflexão sobre os conceitos relativos à participação, mobilização, controle social, educação em saúde e educação ambiental. Fazem considerações quanto às dificuldades, facilidades, avanços e desafios na implantação e na implementação dos programas quanto aos princípios fundamentais para prestação de serviços públicos de saneamento básico. Concluem que, para o desenvolvimento da Política Federal de Saneamento Básico, se faz necessário criar condições mediante iniciativas de participação, mobilização, controle social, educação em saúde e educação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com