TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saneamento Básico DF

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Projeto com requisito parcial para a conclusão das matérias do curso técnico do meio ambiente da IFB orientada pela Profª. Débora, Gorette e Ester.

BRASÍLIA

2014

INTRODUÇÃO

O Saneamento básico é de suma importância para a saúde da população não só no Distrito Federal, mas no Brasil de um modo geral é através da implantação do saneamento nas cidades que se pode implantar projetos de conscientização e de controle e prevenção de doenças para que o esgoto sanitário passe a ter um destino apropriado.

Segundo OMS:

O saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. De outra forma, pode-se dizer que saneamento caracteriza o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental.

O ser humano desde muitos anos atrás vem aumentando o seu nível de consumismo, mas não por necessidade, eles estão elevando seu nível de consumismo devido a toda a conjuntura da sociedade que os induz a comprar produtos que não necessitam para criar uma pseudo satisfação que aquele determinado produto lhe vai trazer, mas está felicidade é momentânea, pois a felicidade ou satisfação pessoal não está em um objeto, mas sim em seu modo de vida.

O grande desafio da atualidade é unir crescimento populacional e econômicocom desenvolvimento sustentável e isso a sociedade só irar lograr através da conservação do meio ambiente de um modo geral. Para que tudo isso ocorra o ser humano deve romper os paradigmas do modo de vida consumista em que a sociedade foi induzida a viver.

DESENVOLVIMENTO

O Brasil já avançou bastante nessa questão do saneamento básico, mas ainda tem muito que evoluir, pois a sociedade brasileira precisa criar uma consciência ambiental para reduzir os impactos ambientais. De acordo com o ranking de 2012 o Distrito Federal está em 15ª lugar em uma pesquisa realizada com 100 das maiores cidades do País, essa pesquisa foi realizada pelo instituto trata Brasil.

Mesmo obtendo uma posição satisfatória, o Brasil não faz com que a população seja mais beneficiada, pois ainda tem doença que se encontra bastante presente no nosso meio: anemia por deficiência de ferro, causada pela baixa ingestão de alimentos, a perda desse micronutriente devida à infecção parasitaria, constitui um problema nutricional de grande magnitude no mundo. Nos adultos, o principal impacto da anemia é a diminuição da capacidade produtiva. Na infância e no período escolar, onde existe um aumento das necessidades nutricionais, a anemia tem efeitos negativos sobre o crescimento ponderale estatural, além de interferir na aprendizagem. (BRITO et al,2003).

Entretanto, os problemas de saúde pública e de poluição do meio ambiente obrigaram a humanidade a encontrar soluções de saneamento para a coleta e o tratamento dos esgotos, para os abastecimentos de água segura para o consumo humano, e também para a coleta e o tratamento dos resíduos sólidos e para a drenagem das águas de chuva. Dentro desses contextos a ocorrência da anemia em escolares tornou-se comprometedora do comportamento, sabe que teve a diminui a habilidade para o aprendizado, sendo que proporcionou a repetência, idade inadequada da criança na série e evasão escolar.

Com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso às leis e decretos que possa beneficiar a todos, foi realizado o levantamento das principais legislações, cujo reflexo é relevante para o setor produtivo. As leis ambientais, de modo geral, abrangem um monte de temas: crimes ambientais, resíduos sólidos, agropecuária, política ambiental, ar, educação ambiental, água e energia, dentre outras. Trazendo facilidade para adentrar em certas dificuldades encontradas dentro do saneamento básico.

Pesquisas levantadas através da CAESB mostra que o abastecimento público de água do Distrito Federal conta com cinco Sistemas Produtores principais, quais sejam: Santa Maria/Torto, Rio Descoberto, Planaltina/Sobradinho, Brazlândia e São Sebastião. Esses Sistemas Produtores, excluindo o de São Sebastião, utilizam, basicamente, mananciais superficiais, que respondem por aproximadamente 98% do volume produzido. A produção restante é obtida a partir de mananciais subterrâneos, que atendem a localidades isoladas e parte dos novos parcelamentos urbanos (principalmente condomínios em processo de regularização) que estão sendo incorporados aos sistemas de abastecimento existentes. A ADASA (Agência Reguladora de Águas e Energia do Distrito Federal)ressalta que tem como missão institucional a regulação dos usos das águas e dos serviços públicos desse ente federado, com intuito de promover a gestão sustentável dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de energia e saneamento básico em benefício de sua sociedade.

Todas as vezes que ocorra por algum motivo ou não seja possível, sob o ponto de vista técnico e econômico, o escoamento dos esgotos pela ação da gravidade, é necessário o uso de Estações Elevatório de Esgoto Bruto (EEEB), para que possa levar o esgoto de um ponto para outro. A CAESB monitora 32 pontos de captação de água bruta e 2 Estações de Tratamento de Água (captação de água bruta), totalizando 34 estações de monitoramento da qualidade das águas superficiais em mananciais de abastecimento, os quais estão localizados nas unidades hidrográficas.

Por isso, o Sistema de Esgotamento Sanitário do DF que é operado pela CAESB será composto por 4 (quatro) bacias de esgotamento (bacias do lago Paranoá, do rio São Bartolomeu; do Ponte alta/Alagado e do Descoberto/Melchior) e possui 17 sistemas de tratamento em operação. A Tabela 1 apresenta esses sistemas, as ETE em operação, as localidades atendidas e o corpo receptor do esgoto tratado.

Tabela 1. Quadro resumo dos sistemas de esgotamento sanitário do Distrito Federal (CAESB, 2011)

O ETE tem como objetivo a remoção das matérias orgânicas provenientes da fabricação da celulose, onde fazem também a remoção das cargas orgânicas poluidoras como DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), DQO (Demanda Química de Oxigênio) e AOX (Halogênios Orgânicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com