TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude E Socorros Urgentes

Trabalho Escolar: Saude E Socorros Urgentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: MOVIMENTO, SAUDE E SOCORROS URGENTES

PROFESSOR RESPONSÁVEL: RODRIGO G DOS SANTOS ALMEIDA

TÍTULO DO PROJETO: “SAÚDE E SOCORROS URGENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”.

NOME DO ALUNO E RA: DENISE EBANI

DATA TÉRMINO DO PROJETO: 12ª SEMANA

PRIMEIRA ETAPA:

Para realização dessa atividade procurei a escola de ensino fundamental e médio Bartouvino Costa localizada no município de Linhares ES, onde solicitei a diretora da escola a autorização para realizar a atividade, no primeiro momento conversei com o professor de educação física do horário onde perguntei a ele se trabalhava com o tema saúde e socorros urgentes em suas aulas, o professor respondeu que sim ele citou que está desenvolvendo através de aulas praticas e teóricas, como se propõe o projeto curricular da escola. Nesse sentido, as aulas de educação física têm duração de duas horas aulas, sendo uma hora designado para aula teórica e outra para desenvolver a prática. Durante as aulas teóricas ele desenvolve os contextos históricos das modalidades, suas origens, os conceitos, seus fundamentos e suas regras. Quanto às aulas práticas, desenvolve utilizando a quadra de esporte, colocando em prática seus fundamentos e regras.

Em seguida abordei dois alunos do ensino fundamental da turma de 9º ano e dois do 3º ano do ensino médio perguntei aos mesmos sobre o conteúdo saúde e socorros urgentes nas aulas de educação física e ambos me disseram que o conteúdo sempre é desenvolvido durante as aulas e relataram que o professor ensina geralmente os conhecimentos básicos de primeiros socorros, utilizando alguns materiais ilustrativos, uso de vídeo e pesquisa na internet. Na prática, faz uso da quadra de esporte, mostrando o que deve ser feito, em caso de acidentes, envolvendo alguns materiais adaptativos para fazer simulação de como socorrer uma pessoa acidentada em alguns momentos utiliza os próprios alunos para simular casos de acidentes e assim podermos vivenciar na realidade. Os alunos citaram também, que o professor sempre orienta o que deve ser feito em caso de acidentes em casa, no ambiente de trabalho, na escola e durante uma determinada prática de esporte. E o que mais chama a atenção deles são as aulas práticas onde podem tirar suas duvidas diante de simulações realizadas na prática ou vídeos que vêem na internet.

Percebo a falta de materiais específicos para realizar o conteúdo saúde e socorros urgentes nas aulas de Educação Física e a importância deles para uma pratica mais precisa. O professor sempre busca desenvolver suas aulas, utilizando materiais adaptativos, demonstrando suas aplicabilidades, envolvendo os procedimentos adequados, sem deixar os alunos sem o conhecimento sobre a importância dos primeiros socorros e como ajudar uma vítima, em caso de acidentes.

Considerando tudo que foi exposto, este trabalho reforça a relevância que este assunto tem, não só para os profissionais de Educação Física, mas para todos os profissionais da área escolar, tornando esse ambiente mais seguro e confiável. Penso que seria interessante, que fosse incluído no planejamento escolar, aulas voltadas a socorros de urgência e prevenção de acidentes, capacitando os próprios alunos nesse tipo de ocorrência. Penso também que a escola juntamente com o corpo de bombeiros da cidade criasse dentro da escola um grupo de brigada logicamente com autorização dos pais para em casos de acidentes poderem realizar os primeiros socorros e em seguida solicitar ajuda, assim a escola teria uma segurança a mais em casos de acidentes internos e os alunos se sentiriam mais úteis, pois teriam um papel importante dentro da escola não somente de estudante.

SEGUNDA ETAPA.

Ao realizar a pesquisa constatei que o tema saúde e socorros urgentes estão sendo trabalhado nas aulas de educação física, porem percebi que no geral os alunos ainda têm muitas duvidas sobre o assunto, pois a disciplina é abordada de forma superficial devido às condições de realização do trabalho sendo que a escola não tem um espaço adequado e nem materiais adequados disponíveis e com isso os alunos aprendem o básico sendo que o tema é muito rico em informação e importantíssimo para o desenvolvimento dos alunos.

Em conversa com os alunos percebi duvidas sobre o assunto e a vontade dos mesmos em aprender mais sobre o tema, as curiosidades são grandes, pois como eles realizam pesquisa na internet eles vêem a diversidade do conteúdo querem o tempo todo saber como proceder diante de situações de acidentes como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com